(Português do Brasil) A infância mudou. Rotinas aceleradas, excesso de telas, múltiplos estímulos e pressão precoce por desempenho estão impactando diretamente a saúde emocional das crianças.
(Português do Brasil) Vivemos em uma época em que estar ocupado virou sinal de valor. A produtividade passou a ocupar um espaço tão central na vida moderna que muitas pessoas sentem culpa simplesmente por descansar.
Você sabe identificar se alguém está com febre? Apesar das sensações muito específicas como arrepios de frio, dores musculares e abatimento para saber se a pessoa está realmente febril, a forma mais segura, é usar um termômetro, de preferência eletrônico. Então nada de colocar a mão na testa ou pescoço e ao primeiro indício de temperatura elevada já sair administrando um antitérmico. Primeiro é preciso medir e tomar as devidas providências, porque se for elevada demais é extremamente perigosa.
Existem diversas maneiras de realizar a aferição: a mais usual é colocar o bulbo do termômetro nas dobras das axilas e retirar cinco minutos após a leitura. Se acusar mais de 37,8ºC, tanto em adultos quanto em crianças, se trata de febre.
Mas afinal o que é a febre e porque ela ocorre?
Vale lembrar que não é uma doença e sim um sintoma, demonstrando, que pode haver uma patologia por trás. Caracteriza-se como um mecanismo de defesa para tentar destruir os invasores, geralmente vírus e bactérias, já que eles gostam de viver em temperaturas em torno dos 36º a 37º C, e não elevadas.
Tudo acontece no hipotálamo, parte do cérebro que controla a temperatura corporal e ao perceber que o corpo está sendo atacado por microrganismos ele age elevando a temperatura. Apesar de deixar a pessoa bastante abatida, principalmente criança, a febre tem seu lado positivo, porque só assim o paciente sabe que existe algo de errado com sua saúde.
Quando não há indicativos de gravidade, as pessoas costumam tratar esse sintoma sem acompanhamento do médico, mas o ideal é sempre ter o parecer do especialista, que além de receitar o antitérmico adequado, vai investigar o motivo e agir na origem.
Mas toda febre merece atenção, em especial, quando ela varia dos 39,4º e 41,1º a situação é bastante grave. Pode causar irritabilidade, alucinação e até mesmo convulsão. Cuidados também para os quadros febris persistentes, aqueles que duram vários dias, mesmo que não haja doença evidente. O médico deve ser consultado com urgência.
Além dos vírus e bactérias outros fatores podem causar febre tais como: processos inflamatórios, tumores malignos, desidratação e insolação. Até o uso de medicamentos como: antibióticos ou vacinas podem elevar a temperatura corporal.
Fonte Imagnes: Google
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988