(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O banho de sol está entre os cuidados fundamentais para se ter com idosos. Além de estreitar os laços com o ente ou amigo querido, as atividades com exposição ao sol trazem muitos benefícios para a saúde.
Além de ajudar na prevenção de doenças, os raios solares também auxiliam no tratamento de doenças já existentes. Ele também possui grande influência sobre as condições emocionais e psicológicas do ser humano.
Benefícios
Entre os muitos benefícios da solarização, estão o fortalecimento dos ossos e articulações, através do aumento da produção de vitamina D na pele. Após os 60 anos, o organismo tende a diminuir naturalmente a produção da vitamina, por isso que doenças relacionadas aos ossos são mais frequentes na terceira idade. Além disso, sua ausência afeta também a absorção de cálcio e órgãos vitais como os rins e o intestino, além de causar fadiga e dores musculares. Sendo assim, a radiação ultravioleta é a principal forma de ajudar o corpo.
Outra vantagem é o aumento do bem-estar, relaxamento e prevenção do câncer. A luz do sol reduz os efeitos da transformação das células, especialmente do cólon, mama, próstata e ovários. Uma terapia de banhos solares moderados durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas da psoríase. Mas atenção com o horário: a recomendação é que o banho de sol seja realizado até as 10h ou após as 16h, com permanência máxima de 30 min, quatro vezes por semana. A regra deve ser aplicada especialmente para pessoas que possuem peles sensíveis.
O banho de sol melhora ainda a qualidade do sono, devido ao aumento da produção de melatonina pelo cérebro. Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina. Isso diminui a secreção até o fim do dia. Em outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite. Níveis baixos de produção de melatonina estão ligados a baixa qualidade de sono, especialmente em jovens.
Vale salientar também a importância do protetor solar, mesmo em dias nublados. Como a pele do idoso é mais sensível, está mais exposta a queimaduras de sol. Aplique o protetor antes da exposição e reponha o produto sempre que julgar necessário.
E se não puder levá-lo ao passeio diariamente, conte com a ajuda de um profissional home care. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988