Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

(Português do Brasil) Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Saiba os riscos da herpes para os bebês

Pais de bebês pequenos, atenção! Um beijo inocente em um bebê pode ser a causa da herpes simples do tipo 1 (HSV-1) ou herpes labial. Ainda que em adultos a doença não tenha maiores consequências, nos recém-nascidos pode causar graves danos levando, inclusive, à morte. 

O tema repercutiu recentemente depois que o bebê Gustavo, de apenas dezessete dias de vida, foi contaminado com o vírus da herpes após o beijo de uma visita. O recém-nascido precisou ficar internado por dez dias após o episódio. A mãe, Rafaela Moreira, publicou um curto relato no Facebook que já tem mais de 180 mil compartilhamentos. “Não é frescura das mães, parem de querer beijar bebês”, escreveu na postagem.

E os números são alarmantes. Cerca de 85% da população mundial está infectada e mais da metade dela foi contagiada na infância antes dos 6 anos de idade. Uma vez infectada, o vírus se torna latente no nosso corpo e pode voltar a surgir ao longo da nossa vida, já que não tem cura. O vírus é transmitido pela saliva e não tem nenhuma relação com o herpes vaginal. 

Beijo da morte

Segundo os especialistas, cerca de 30% das crianças infectadas pelo vírus da herpes estão em fase neonatal, e é nelas que a enfermidade costuma ser mais agressiva, podendo acometer o sistema nervoso central. Quando isso ocorre o tratamento diminui a carga viral para que o quadro entre rapidamente em remissão, além de contornar pontualmente os danos ao cérebro, com medicamentos específicos. 

Sintomas

A manifestação do vírus começa com uma sensação de coceira e queimação nos lábios. Os pais devem ficar atentos se aparecem os seguintes sinais:

  • Surgimento de pequenas bolhas na área afetada
  • As bolhas estouram e flui um líquido
  • Formação de crosta, que cai em alguns dias sem deixar marcas

Como evitar o contágio

É importante ter muita precaução para evitar a propagação do contágio quando o vírus está em pleno surto. Você pode evitar o contágio do herpes labial em crianças e gestantes com as seguintes ações:

  • Lavar bem as mãos com sabão com muita frequência
  • Não tocar o rosto com as mãos
  • Lavar os brinquedos e os objetos que a criança utiliza
  • Evitar os beijos
  • Não compartilhar copos, talheres, garrafas nem travesseiros
  • Aplicar protetor solar labial com frequência

São esses pequenos cuidados que podem evitar os malefícios causados por esse vírus silencioso, mas agressivo. A presença de um cuidador home care também pode ajudar a evitar o contágio e auxiliar no cuidado com os recém-nascidos e gestantes. Para saber mais informações sobre o atendimento home care, entre em contato com nossa equipe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo