Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

(Português do Brasil) Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Alergia alimentar: tudo o que você precisa saber

Um problema cada vez mais comum atinge a vida dos brasileiros. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alergia é importante conscientizar a população sobre um problema que já atinge cerca de 5% das crianças e 2% dos adultos no Brasil.

O dia 8 de julho foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância do tema já que, em muitos casos, a alergia pode levar ao óbito. As reações alérgicas aos alimentos podem ser graves e às vezes incluem uma reação anafilática. E muitos são os alimentos que podem ser fatais.

Quando a doença se manifesta

As alergias alimentares podem começar durante a infância. Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois da refeição. Em casos raros, os sintomas podem surgir somente muitas horas depois de ingerir o alimento desencadeador da alergia e causam urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.

Outros sintomas podem apontar uma alergia alimentar:

Dor abdominal, diarreia e cólicas intestinais

Dificuldade para deglutir

Irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região

Tontura ou desmaio

Congestão nasal

Náusea e vômitos

Corrimento nasal

Manchas escamosas com coceira (dermatite atópica)

Descamação ou bolhas

Inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua

Falta de ar

Diagnóstico

Para diagnosticar a alergia alimentar o médico especialista recomenda dois testes: o cutâneo (também conhecido como prick test) e um teste de imunoglobulina específico para o alérgeno. 

É importante também que o médico faça um levantamento do histórico do paciente para fechar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Tratamento

As pessoas com alergias alimentares devem eliminar da sua dieta os alimentos que desencadeiem as alergias.

Os anti-histamínicos só são úteis para aliviar a urticária e o inchaço e as pessoas com alergias alimentares graves devem ter o medicamento sempre à mão para usar imediatamente após o início de uma reação. 

Em muitos casos é preciso introduzir uma nova rotina alimentar que pode ser prescrita por um nutricionista. A presença desse profissional em home care auxilia na adaptação e estabelece uma reeducação dos hábitos do paciente e seus familiares.

Quer conhecer mais vantagens sobre o trabalho de um nutricionista domiciliar? Solicite uma proposta de atendimento home care.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo