Veja também

O Método Feldenkrais: uma forma de aliviar dores crônicas e agudas

(Português do Brasil) Sentir dor faz parte da rotina de muitas pessoas.

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

Quais os principais riscos da obesidade para a saúde

A obesidade é uma condição complexa com múltiplas causas, incluindo fatores genéticos, comportamentais e ambientais, caracterizada por um excesso de gordura corporal. Ela aumenta significativamente o risco de várias doenças crônicas, algumas das quais podem ser graves e até mesmo fatais. 

A obesidade está diretamente ligada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial (pressão alta), doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC). O excesso de gordura corporal contribui para o acúmulo de placas nas artérias, levando a problemas circulatórios.

É um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, uma condição caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue. A resistência à insulina, comum na obesidade, dificulta a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue.

Além de diabetes tipo 2, a obesidade pode levar a outras condições metabólicas, como síndrome metabólica, resistência à insulina e altos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (o “mau” colesterol).

Aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama (em mulheres pós-menopausa), cólon, reto, endométrio, rim, pâncreas, esôfago e vesícula biliar.

O acúmulo de gordura no fígado pode levar à esteatose hepática não alcoólica, uma condição que pode progredir para cirrose e insuficiência hepática.

A obesidade aumenta o risco de desenvolver distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono, que é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. Isso pode levar à sonolência diurna, fadiga e aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

O excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações, aumentando o risco de osteoartrite, especialmente nos joelhos, quadris e parte inferior das costas. Isso pode causar dor e dificuldade de movimento.

Além dos problemas físicos, a obesidade também pode ter um impacto significativo na saúde mental, contribuindo para a depressão, ansiedade e baixa autoestima, muitas vezes devido ao estigma social associado ao excesso de peso.

Gerenciar a obesidade geralmente requer uma abordagem multifacetada, incluindo mudanças na dieta e no estilo de vida, atividade física regular, terapia comportamental e, em alguns casos, medicamentos ou cirurgia bariátrica. O suporte de profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas e psicólogos, pode ser crucial para o sucesso a longo prazo no gerenciamento do peso e na redução dos riscos à saúde associados à obesidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo