Veja também

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

A Páscoa de chocolate

O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no final de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono).

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os religiosos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França a partir do século XIX. Nessa época eles eram muito duros e amargos, mas com o tempo as técnicas de fabricação dos chocolates melhoraram, ovos ocos, como os que temos hoje, começaram a surgir no mercado.

Benefícios do chocolate

O chocolate na alimentação já foi considerado um bandido. Mas há tempos esse mito foi desconstruído. Atualmente os nutricionistas até incluem doses de chocolate na dieta, devido às suas propriedades antioxidantes e estimulantes. Entre elas:

Melhora a saúde do coração :porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas

Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína.

Aumenta a sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina

Diminui a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea pois produz óxido nítrico, que é um gás que permite relaxar as artérias.

Aumenta o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim, além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor.

Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer.

Qual chocolate escolher

O chocolate meio amargo é amelhor escolha. É rico em flavonóides, polifenóis, cafeína e teobromina. Esbanja vitaminas e minerais e de quebra é um grande aliado do amigo do peito. Contém menos calorias e pouco açúcar, é um antioxidante perfeito.

Já o chocolate diet é a opção perfeita para o diabético, pois não leva açúcar na sua preparação. Porém para se ter o sabor há um aumento na quantidade de gorduras. É indicado apenas para os que sofrem com a doença. É bem calórico e deve ser consumido com moderação.

Chocolate de soja é indicado para quem sofre de intolerância à lactose e não contém glúten. É gostoso e possui um valor calórico baixo.

No chocolate ao leite boa parte do cacau é trocado por leite em pó e açúcar. Logo deve ser consumido com cautela pois pode levar ao ganho de peso. Além de não ter quantidades significativas de antioxidantes e outros nutrientes.

O chocolate branco é altamente calórico e com um teor de gordura elevado. Não existe na sua composição cacau, apenas a manteiga. É uma das piores opções de chocolate, pois não tem quase nenhuma substância química que o deixe saudável.

Mas atenção! Consuma com moderação. Lembramos que a dose recomendada é de apenas 30 gramas por dia de chocolate amargo.

Feliz Páscoa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo