Veja também

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Herpes Zóster, como prevenir

Herpes zóster, também conhecido como zona, é uma condição causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo vírus responsável pela catapora (varicela). Após uma infecção inicial de varicela, o vírus pode permanecer latente no corpo e, em algumas pessoas, pode reativar-se décadas depois, causando herpes zóster.

Aqui estão algumas maneiras de prevenir o herpes zóster:

Vacinação: A vacina contra o herpes zóster é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Existem duas vacinas disponíveis: Zostavax e Shingrix. A Shingrix é a vacina preferida atualmente, pois é mais eficaz e pode ser administrada a partir dos 50 anos de idade. Ela é administrada em duas doses, com um intervalo de 2 a 6 meses entre elas.

Manutenção de um sistema imunológico saudável: Manter um sistema imunológico forte pode ajudar a prevenir o herpes zóster. Isso inclui uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado, gerenciamento do estresse e evitação do tabagismo e do consumo excessivo de álcool.

Evitar o contato com pessoas com catapora: Uma vez que o herpes zóster é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela-zóster), evitar o contato próximo com pessoas que têm catapora pode ajudar a reduzir o risco de infecção

Evitar o estresse excessivo: O estresse pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de reativação do vírus varicela-zóster. Praticar técnicas de redução do estresse, como meditação, yoga, exercícios de respiração e atividades relaxantes, pode ajudar a manter o estresse sob controle.

Consulte um médico: Se você estiver em um grupo de alto risco para herpes zóster ou tiver dúvidas sobre a vacinação, consulte um médico. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base em sua história médica e fatores de risco individuais.

É importante lembrar que, embora essas estratégias possam reduzir o risco de herpes zóster, não há garantias de que você não desenvolverá a doença. Se você suspeitar que está desenvolvendo herpes zóster, é fundamental procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo