Veja também

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Exagerou no sol? Veja como tratar das queimaduras

“Tomei vermelha e ardida!” Quem é que nunca passou por isso depois de um dia todo, ou algumas horas sem proteção adequada, exposto ao sol? Pois essa falta de atenção pode custar caro. Cerca de 90% dos casos de câncer de pele ocorrem em áreas do corpo expostas ao sol, o que reforça a importância de se proteger adequadamente.

Mas agora o estrago já está feito! Como então tratar destas queimaduras? Antes de se arriscar novamente a um dia de piscina ou de praia, saiba o que é preciso fazer para aliviar a vermelhidão e a sensação de calor na pele causada pela exposição indevida aos raios solares:

Mantenha a pele hidratada

Faça banhos de imersão. Evite esponjas e banhos quentes demorados. Compressas geladas de camomila também ajudam a amenizar a sensação de calor na área afetada. Procure ingerir bastante água para evitar uma desidratação (leia mais abaixo).

Use cremes e loções calmantes

Produtos refrescantes e calmantes contendo substâncias como cânfora, calamina, mentol, azuleno e aloe vera podem ajudar a diminuir a sensação de pele queimada e a vermelhidão.

Em casos mais graves podem ser indicados o uso de corticosteróides de uso tópico, associados a alguns tipos de anti-inflamatórios e analgésicos. Estes medicamentos devem ser indicados por um médico dermatologista, que avaliará a necessidade da aplicação.

Afaste-se do sol até a recuperação total

Depois de uma queimada no sol a pele vai descascar. É nesse período que sua pele precisa ainda mais de atenção, Proteja-se intensamente do sol, pois a pele estará mais fina e sensível.

Em casos extremos, procure um médico

As queimaduras de sol também podem causar insolação. Se apresentar sintomas como diarréia, falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente e avermelhada, procure um pronto-atendimento mais próximo.

Cuidados com o sol e com a pele são tão importantes quanto os cuidados com aqueles que amamos. Agende um horário e venha conhecer as vantagens dos serviços home care para pacientes e familiares.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo