Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Setembro Amarelo:
cuide da sua saúde mental

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ela ocorre durante todo o mês de setembro, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de discutir abertamente temas relacionados à saúde mental, fornecer informações sobre os sinais de alerta do suicídio e promover o acesso a ajuda e tratamento adequados.

A campanha foi criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com diversas entidades e instituições. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Durante o Setembro Amarelo, são realizadas diversas atividades, como palestras, debates, caminhadas e a iluminação de prédios públicos e privados com a cor amarela, que simboliza a campanha. Além disso, é uma oportunidade para reforçar a importância de se falar sobre saúde mental, diminuindo o estigma associado aos transtornos psicológicos e incentivando as pessoas a buscarem ajuda quando necessário.

A prevenção do suicídio envolve estar atento aos sinais de alerta, oferecer apoio emocional, incentivar o diálogo aberto sobre o assunto e direcionar pessoas em situação de risco para profissionais de saúde mental qualificados. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais, é fundamental buscar ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, ou entrar em contato com linhas de apoio emocional, como o CVV no Brasil (188) ou outros serviços de prevenção ao suicídio em seu país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo