Veja também

Dicas Conceito:
São Paulo, uma cidade de possibilidades infinitas

(Português do Brasil) São Paulo, conhecida como a "cidade que nunca para", oferece uma vasta gama de atividades para todos os gostos e interesses.

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Primeiros socorros: pequenas noções salvam vidas!

Situações de emergência podem acontecer nos momentos menos esperados. Pode ser alguém que desmaie na sua frente, um acidente, queimaduras, quedas, cortes. Enfim, ocasiões em que a vítima precisa da sua ajuda e não tem condições de agir. Mas será que todos estão preparados para atuar nessas horas? Infelizmente não!

É importante sempre chamar o atendimento especializado, porém o conhecimento de noções básicas de primeiros socorros pode ser decisivo para salvar uma vida. Quem realiza esses procedimentos deve ter como preocupação não permitir que a vítima piore até que os socorristas e paramédicos cheguem. É preciso saber inclusive, o que fazer e o que não fazer em uma situação de emergência ou urgência. Um atendimento errado pode causar danos irreversíveis.

Muitas vezes essa assistência pode ser apenas psicológica, conversando com a pessoa, no sentido de tranquilizá-la. O primeiro passo é manter a calma, agir sem pânico e ao mesmo tempo com agilidade. Peça que alguém chame o socorro, enquanto você fica com a vítima.

Em casos de parada cardiorrespiratória, com todo o cuidado, coloque a pessoa de costas para o chão. Posicione as mãos sobre o centro do peito e inicie uma massagem cardíaca pressionando o tórax com pequenos intervalos. Solicite que outra pessoa realize a respiração boca a boca, posicionando a cabeça da vítima para trás, sem permitir que o pescoço se dobre. Tranque o nariz dela e sopre na boca enchendo os seus pulmões. Faça no mínimo cinco vezes.

Nas situações de fratura exposta, jamais tente realinhar o membro ou colocar o osso no lugar. Apenas cubra o local com uma gaze ou pano limpo. Em casos menos graves pode-se imobilizar a região usando um pedaço de tábua ou papelão, envolvendo-a com uma faixa. O deslocamento da vítima do local do acidente não é aconselhável, principalmente se houver hemorragia ou fratura na coluna vertebral. No entanto, existem os riscos onde é necessário mover a pessoa para um local seguro. Para isso são necessárias no mínimo três pessoas e uma tábua, que funciona como uma maca de improviso. Sem que ela mexa nenhum membro coloque-a nesse local deixando a coluna reta.

Outra ocorrência bastante frequente são as queimaduras. Retirar o tecido que está em contato com o local queimado, lavar bem em água corrente e proteger com um pano e tecido limpo. O mesmo vale para os cortes, que devem ser lavados e pressionados com gaze ou pano para cessar o sangramento. Saber ajudar alguém que está engasgado também pode ser útil, seja com objetos, comida ou com a própria saliva. Envolva-a por trás como se fosse abraçá-la e aperte com as duas mãos o umbigo várias vezes até que ela cuspa o que a engasgou ou volte a si.

Estas são apenas algumas ocorrências que exigem conhecimentos mínimos de primeiros socorros. Noções que deveriam ser ensinadas na escola para que todos pudessem ajudar o próximo em momentos de necessidades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo