Veja também

Dicas Conceito:
São Paulo, uma cidade de possibilidades infinitas

(Português do Brasil) São Paulo, conhecida como a "cidade que nunca para", oferece uma vasta gama de atividades para todos os gostos e interesses.

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Home care e cuidador – entenda a diferença

O serviço de Home Care hoje em dia está cada vez mais popular no Brasil, apesar da prática ser bastante antiga. Esse tipo de atenção é indicado a pacientes que não precisam ser mantidos em ambiente hospitalar e podem concluir seu tratamento em casa, desde que sejam acompanhados por especialistas.

Entre esses profissionais, existem enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos capacitados para prestar atendimento domiciliar especifico para cada caso. Como o tratamento é feito no lar do paciente, é comum que aja certo equívoco com relação aos serviços que os profissionais de home care devem prestar, e acabem sendo confundidos com cuidadores.

Como a linha é tênue os familiares devem prestar atenção nas diferenças de cada ofício. Um profissional da saúde não atende as mesmas necessidades que um cuidador, são trabalhos visivelmente diferentes, tanto no objetivo quanto no cuidado.

A diferença é simples. O profissional de home care, que é formado na área da saúde, tem incumbência de aplicar medicações que somente alguém com formação têm autorização de fazer, como ministrar medicamentos controlados, fazer análises clinicas, exames, dar injeções, fazer exercícios e atividades de recuperação. Todas essas atividades têm como objetivo a recuperação do paciente.

Já o papel do cuidador é prezar e cuidar do bem-estar do paciente, tendo como obrigações os cuidados com a higiene pessoal, como dar banho, trocar de roupa, ajudar em todos os aspectos de higiene, alimentar, dar os medicamentos nas doses e horários recomendados pelo médico, ajudar na troca de roupa, fazer companhia e auxiliar no que mais for preciso para as necessidades básicas do paciente.

Mesmo que os serviços pareçam semelhantes, cada profissional tem sua função, e é bom a família estar ciente sobre qual trabalho está sendo prestado, para cada especialista ter seu papel definido dentro da casa e assim poder orientar e ajudar a família e paciente da melhor forma possível.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo