Veja também

O que se entende por paralisia do sono?

(Português do Brasil) A paralisia do sono é um fenômeno intrigante e, muitas vezes, perturbador, que ocorre durante a transição entre os estados de sono e vigília.

A importância da qualidade de vida no trabalho

(Português do Brasil) A qualidade de vida no trabalho é um investimento que traz benefícios tangíveis tanto para os funcionários quanto para as organizações. Feliz Dia do Trabalho a todos os trabalhadores.

Ter uma vida ativa ajuda a manter o funcionamento dos rins

Todo mundo sabe que o exercício físico ajuda a controlar diversas doenças. Mas um estudo recente comprovou que suar a camisa com regularidade pode evitar a doença renal crônica.

Publicado no British Journal of Sports Medicine, o trabalho envolveu 200 mil pessoas com idade média de 20 anos. Elas foram acompanhadas por cerca de quatro anos, passando por avaliações médicas, exames e aplicação de questionários que determinavam os níveis de atividade física de cada um.

Resultado: os sedentários apresentaram uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular (uma medida que indica a saúde dos rins). Entre eles, a probabilidade de ser diagnosticado com doença renal crônica era quase 10% maior comparado com os tinham uma vida mais ativa.

Doença renal crônica

A doença ou insuficiência renal crônica é a perda lenta e gradual das funções renais. Quando não identificada e tratada, pode levar à paralisação dos rins.

Os rins são órgãos responsáveis pela filtragem de substâncias e nutrientes presentes no organismo. Os componentes necessários são absorvidos, enquanto os tóxicos são eliminados pela urina. Esse equilíbrio é fundamental para o controle da pressão arterial e para regular a concentração de cálcio e fósforo no sangue, contribuindo para a saúde dos ossos e para a manutenção dos glóbulos vermelhos que, em escassez, podem levar à anemia.

Atividade física

O diagnóstico e o tratamento da doença renal crônica não precisam significar a perda da qualidade de vida. Ao contrário do que se pensa, o paciente precisa continuar fazendo ou procurar atividades que o tirem do sedentarismo para melhorar a condição física.

Os exercícios regulares promovem fortalecimento muscular e resistência, o que pode reduzir as hospitalizações e complicações geradas pela doença e pela diálise. A dica para os pacientes com doença renal crônica é buscar prescrição médica do tipo de atividade que pode praticar, limites de peso, de tempo e duração.

Home Care

E falta de tempo não é mais desculpa para não ajudar o paciente renal crônico a exercitar-se. No plano desenvolvido pela equipe home care inclui a prática de exercícios físicos, meditação, convívio social com amigos e familiares, musicoterapia e a leitura, entre tantas opções que possam ocasionar a sensação de bem-estar.

Entre em contato com nossa equipe multidisciplinar home care para solicitar uma proposta de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo