Veja também

A importância da qualidade de vida no trabalho

(Português do Brasil) A qualidade de vida no trabalho é um investimento que traz benefícios tangíveis tanto para os funcionários quanto para as organizações. Feliz Dia do Trabalho a todos os trabalhadores.

Celebrando o Dia do Trabalho

(Português do Brasil) Hoje, e todos os dias, honramos os heróis anônimos que tornam possível o funcionamento de nossa sociedade. Feliz Dia do Trabalho!

Como lidar com a Andropausa

Homens entre 40 e 55 anos podem sentir mudanças de humor e perda de energia, da libido e da agilidade física. Se esse for o seu caso, pode ser que esteja passando pela andropausa – condição caracterizada pela baixa da testosterona na corrente sanguínea.

Diferentemente do que ocorre com as mulheres, que obrigatoriamente todas passam pela menopausa, não são todos os homens que desenvolvem andropausa.

Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia afirma que cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos possuem Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino. As chances de se desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo 50% para maiores de 80 anos.

Sintomas

Alterações na função sexual: isso pode incluir redução do desejo sexual, menos ereções espontâneas, como as durante o sono, e redução da fertilidade. Outro sinal pode ser a diminuição no tamanho dos testículos;

Mudanças físicas: aumento da gordura corporal, redução da massa e da força muscular, diminuição da densidade óssea, inchaço na região dos mamilos e perda de pelos do corpo são algumas alterações causadas pela andropausa;

Mudanças emocionais: diminuição da motivação ou a autoconfiança e, com isso, tristeza e problemas de concentração e de memória;

Alteração no padrão de sono: tais como insônia ou sonolência aumentada.

Reposição hormonal

A reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos causados pela andropausa. Mas, essa terapia só é recomendada apenas na falta de testosterona natural. Se usado de forma errada, esse tipo de tratamento pode causar infertilidade ou aumentar o número de glóbulos vermelhos, o que aumenta o risco de trombose e doenças cardiovasculares.

Manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, ajuda a evitar os incômodos da andropausa e a evitar doenças associadas à queda da produção de testosterona. Também é recomendado que os homens visitem regularmente o urologista para o acompanhamento do estado de saúde.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo