Veja também

O Método Feldenkrais: uma forma de aliviar dores crônicas e agudas

(Português do Brasil) Sentir dor faz parte da rotina de muitas pessoas.

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

Assistência Social no atendimento Home Care

O serviço social é de vital importância para a complementação da prestação de serviços de Home Care.

Entende-se que o papel do Assistente Social é o de organizar as mais diversas questões sociais que em sua grande maioria interferem na evolução do tratamento do paciente. Todo o contexto familiar deve ser levado em consideração, visto que dadas interferências, afetam inclusive a resposta clínica ao tratamento proposto.

O trabalho do profissional já começa na análise do processo de desospitalização, sendo uma de suas tarefas avaliar o local para onde o doente será transferido. Por meio de entrevistas com os familiares e visitas à residência, informa os direitos e deveres de todos os envolvidos e propõe as melhorias necessárias no ambiente.

Papel do Assistente Social no Home Care

O Assistente Social atua no núcleo familiar em um momento de vulnerabilidade. Entre suas atribuições estão:

Sensibilização para internação domiciliar

Atender, acompanhar e monitorar os pacientes

Efetuar o acolhimento da família e orientá-la em relação à situação social enfrentada

Identificar a alta e eventuais processos de “desmame”.

Avaliação de critérios de cunho psicossocial, econômico e ambiental

Contudo, acreditamos que uma das principais funções do Assistente Social dentro do Home Care é de atuar junto a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), aproximando os profissionais, reforçando a necessidade de parceria no trabalho a fim de evitar conflitos, insatisfações, retrabalho e no fim, evitar e minimizar prejuízos a toda a cadeia assistencial.

Com a proximidade que o assistente social adquire com as famílias, é possível mensurar a qualidade de atendimento prestado e identificar focos de dificuldades, gargalos técnicos ou operacionais, objetivando melhorar a satisfação do paciente, além de promover a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para todo o processo.

A nossa equipe multiprofissional conta com Assistentes Sociais para assegurar um atendimento em domicílio com mais harmonia e bem-estar entre paciente, familiares e profissionais médicos.

Quer saber mais sobre as vantagens de um assistente social home care? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo