Veja também

O que se entende por paralisia do sono?

(Português do Brasil) A paralisia do sono é um fenômeno intrigante e, muitas vezes, perturbador, que ocorre durante a transição entre os estados de sono e vigília.

A importância da qualidade de vida no trabalho

(Português do Brasil) A qualidade de vida no trabalho é um investimento que traz benefícios tangíveis tanto para os funcionários quanto para as organizações. Feliz Dia do Trabalho a todos os trabalhadores.

O que você precisa saber sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso que acarreta problemas irreversíveis no corpo do paciente, que, mesmo com a doença, permanece lúcido.

A ELA é uma doença considerada rara, com cerca de 12 mil casos registrados no Brasil, de acordo com uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na doença, os neurônios se desagastam ou morrem, parando de comandar os músculos. Com isso, o paciente perde o movimento de braços, pernas, boca e outras partes do corpo, piorando lentamente e sem possibilidade de reverter o quadro.

Pessoas de todas as idades podem desenvolver a doença, mas a maior incidência é em pessoas entre 65 e 74 anos, e atinge 1,8 homens para cada mulher. Os países com maior quantidade de registros são Japão e Ilha de Guam.

O tratamento é apenas paliativo, visando melhorar a qualidade de vida do paciente e tentar retardar a evolução da doença, mas não há cura. Com o tempo, a pessoa perde todas as capacidades funcionais, como respirar e engolir. Apenas 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos.

Um dos medicamentos mais comuns para o tratamento é o riluzol, que reduz a velocidade de progressão da doença. Fisioterapia, reabilitação e uso de equipamentos específicos para a doença são necessários para garantir o mínimo de conforto aos pacientes. Acompanhamento de um nutricionista também se torna importante devido à grande perda de peso registrada.

Home Care

Nessa modalidade de tratamento o principal cuidado é com o diálogo, que deve ser aberto e sincero entre todos os envolvidos, equipe que assiste, família e paciente. Uma equipe de atendimento home care, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas, estabelece medidas para extravasar os sentimentos de todos os envolvidos.

Vale ressaltar a importância de conscientizar a população sobre a doença e seus sintomas para que mais pessoas possam ser diagnosticadas e assim ter uma qualidade de vida melhor.

Entre em contato com nossa equipe multidisciplinar home care para solicitar uma proposta de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo