(Português do Brasil) Quando o temporal se aproxima, é importante tomar cuidados para proteger não só sua casa, mas também você e seus familiares.
(Português do Brasil) Durante a gravidez, cuidar da saúde bucal é fundamental, pois as mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas, tornando-as mais vulneráveis a inflamações e doenças.
Perder o olfato em um período de gripe incomoda bastante. Você não sente o cheirinho bom da comida e o sabor dos alimentos, sem falar a sensação de desconforto. Quando isso se torna permanente, pode significar mudanças na saúde, especialmente a partir dos 60 anos.
A conclusão foi de um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos com 1 169 indivíduos, acima dos 65 anos. Segundo os pesquisadores, a perda do olfato não causa a morte diretamente, mas pode ser um sinal de aviso adiantado como por exemplo não perceber o cheiro de um vazamento de gás, por exemplo, ou o sabor de um alimento estragado.
O que a falta de olfato pode indicar
Rinite e sinusite
O acúmulo de muco no nariz impede a entrada das fragrâncias. O bloqueio, ainda
bem, é temporário.
Objeto estranho
A
formação de pólipos e calcificações atrapalha os sensores de olfato. Vale
investigar o caso com um médico.
Diabetes
Se
a doença está fora de controle, ela pode danificar os nervos que transmitem informações
olfativas ao cérebro.
Doenças cerebrais
Alzheimer
e Parkinson provocam a morte de neurônios – inclusive daqueles que regulam o
olfato.
Câncer
Tumores
em áreas da massa cinzenta ligadas à identificação dos aromas também boicotam
esse sentido.
Portanto, independentemente da sua idade, se perceber mudanças no olfato, procure um especialista ou fale com a equipe que o atende em home care.
Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato com nossa equipe de atendimento e conheça as vantagens do atendimento domiciliar.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.