Veja também

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

(Português do Brasil) A fritada de batatas é uma experiência gastronômica que você não pode perder!

Esfregar os olhos pode ser uma das causas do ceratocone

No mês de junho celebramos o “Junho Violeta”, uma campanha de conscientização para a população sobre o ceratocone, uma doença degenerativa que provoca a deformação da córnea e atinge uma a cada 20 mil pessoas no Brasil.

Com o slogan “Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”, a campanha pretende estimular os profissionais de saúde a abordarem o tema, alertando os pacientes.

O ceratocone é uma condição rara, caracterizada pela deformação progressiva da curvatura da córnea, provocando nela um afinamento em forma de cone. O início da doença é geralmente na adolescência, com uma progressão gradual até os 28, 30 anos de idade. O avanço da condição na córnea pode resultar em miopia e astigmatismo, trazendo sintomas como visão embaçada e distorcida, o que dificulta tarefas diárias como ler ou dirigir.

As causas que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver ceratocone são:

Histórico familiar;

Coçar os olhos vigorosamente e com muita frequência;

Ter algumas condições patológicas, como retinite pigmentosa, síndrome de Down, síndrome de Ehlers-Danlos, rinite alérgica e asma.

Sintomas

Os sintomas de ceratocone se diferem em cada olho e podem progredir com o tempo. Enquanto alguns pacientes demoram muitos anos para chegar ao estágio final, outros o atingem rapidamente.

No estágio inicial, o indivíduo apresenta visão levemente embaçada e distorcida, aumento da sensibilidade à luz e ao brilho, vermelhidão e inchaço dos olhos. No estágio avançado, a córnea apresenta tecido cicatricial, perde a suavidade e se torna menos clara, resultando na visão consideravelmente embaçada e distorcida e no aumento da miopia e/ou do astigmatismo.

Se apresentar alguns destes sintomas mencionados acima, procure um médico oftalmologista imediatamente. O tratamento depende do grau de adoecimento do olho. Inicialmente, no primeiro e segundo grau, o uso de lentes pode ajudar. Já nos casos mais graves, graus três e quatro, a cirurgia pode ser necessária, assim como um transplante de córnea.

O portador de ceratocone, muitas vezes, pode necessitar de atendimento especializado em domicílio, para evitar as constantes internações hospitalares. Para conhecer nossos planos de atendimento home care, solicite uma proposta para nossa equipe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo