Veja também

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

(Português do Brasil) A fritada de batatas é uma experiência gastronômica que você não pode perder!

Glaucoma irá afetar 80 milhões de pessoas até 2020

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual e principal causa de perda irreversível da visão. Até 2020, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na maioria dos casos o glaucoma vem acompanhado de pressão intraocular elevada e pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Muitas vezes o diagnóstico é fechado quando o nervo óptico se apresenta bastante danificado e a visão periférica já está muito comprometida.

Segundo estudos, o glaucoma é uma doença que cresce com o envelhecimento da população e pode ser classificado como:

Congênito: os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas; a cirurgia é o tratamento indicado.

Secundário: ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou uso de corticoides.

Crônico: comum em pessoas acima dos 40 anos de idade. Uma das causas pode ser obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho chamado humor aquoso. No glaucoma crônico, os sintomas costumam aparecer em fase avançada.

O exame oftalmológico anual, preventivo, é fundamental para detecção e tratamento precoce do glaucoma. Em geral, o tratamento é realizado por meio de colírios. Caso não apresente resultados satisfatórios, a cirurgia torna-se uma opção.

Importância do exame oftalmológico

Se você costuma usar óculos de grau sem passar por uma consulta oftalmológica, saiba que pode estar mascarando problemas mais sérios de saúde.

Como a maioria dos casos de glaucoma é do tipo assintomático, o diagnóstico da doença costuma ser feito na consulta oftalmológica de rotina. O exame dos olhos é muito mais que um teste de visão, por meio dele é possível avaliar o risco de doenças que não se manifestam pela visão como diabetes descontrolada, problemas de pressão arterial e até tumores cerebrais.

Se você quiser conhecer os benefícios de um tratamento em home care após uma cirurgia de glaucoma, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo