Veja também

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Dia internacional da enfermagem e do enfermeiro

(Português do Brasil) O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio em todo o mundo.

Na praia: saiba os cuidados que um cadeirante precisa

Ir à praia não é tarefa das mais fáceis para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Assim como as ruas, calçadas e muitos outros locais públicos e privados não possuem acessibilidade adequada, a maioria das praias não está preparada para facilitar a locomoção de cadeirantes.

No Brasil existem inúmeras iniciativas para tornar viável o acesso e o banho de mar a cadeirantes. Alguns estados já possuem projetos sociais voltados para eles. No Rio de Janeiro existe o Projeto Praia para Todos, que promove a acessibilidade nas praias cariocas, com uma equipe especializada em atividades esportivas e de lazer com os cadeirantes.

No estado de São Paulo há o projeto Praia Acessível, na cidade de Itanhaém, que oferece cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar com segurança.

Mas espera aí, cadeira anfíbia?

Pois é! Esse nome remete à classe de animais adaptados ao meio aquático e terrestre. Da mesma maneira, a cadeira de rodas de praia, ou anfíbia, facilita o acesso do cadeirante à praia e o deslocamento sobre a areia. A cadeira anfíbia se assemelha a uma espreguiçadeira e o encosto para as costas possui alguns ajustes que permitem diferentes posições.

Mesmo com a presença das cadeiras anfíbias nas praias, é importante ressaltar a importância de um serviço home care para tornar o passeio ainda mais prazeroso. Em muitos casos é necessário o auxílio de um profissional especializado, preparado emocional e fisicamente para utilizar de técnicas que, além de descontrair o paciente, garantem a sua segurança e o seu conforto durante o banho de mar.

Atenção redobrada

Além de contar com o serviço de home care, recomenda-se ficar atento a esses pontos quando for visitar uma praia com uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida:

  • Serviços de salva-vidas no local;
  • Estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência;
  • Cadeiras anfíbias;
  • Duchas com barras de apoio;
  • Presença de hotéis próximos com acessibilidade.

 

Link sugerido:

Projeto Praia para Todos

http://www.praiaparatodos.com.br/

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo