Veja também

Dicas Conceito:
São Paulo, uma cidade de possibilidades infinitas

(Português do Brasil) São Paulo, conhecida como a "cidade que nunca para", oferece uma vasta gama de atividades para todos os gostos e interesses.

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Coronavírus e os cuidados com pacientes em Home Care

Por se tratar de infecção que pode se originar a partir do trato respiratório e dos olhos, agravando o quadro clínico do paciente sob assistência médica domiciliar – em especial aqueles em uso de ventilação mecânica – deve-se redobrar a atenção e os cuidados, alcançando familiares, equipes de saúde e todos que tenham contato com ele.

Abaixo listamos algumas orientações a serem adotadas por profissionais da saúde, familiares e pacientes:

Pessoas que irão entrar em contato com o paciente: família, equipe de saúde, amigos e outros

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos em água corrente e sabão ou usar antisséptico à base de álcool.

Certificar de que tanto equipe de saúde ou familiares estejam com boa higiene respiratória.

Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar, descartando o tecido usado imediatamente.

Utilizar, quando possível, máscaras para a proteção recíproca.

Para o paciente, em especial aqueles em uso de ventilação mecânica

Realizar a troca dos filtros HMEF bacterianos e virais no mínimo de 72 em 72 horas, ou de 24 em 24 horas, de acordo com a orientação do médico ou fisioterapeuta assistentes do paciente. Essa periodicidade de troca assegura a eficiência dos elementos de barreira protetivas bacterianas e virais do filtro.

Assegurar que todos que estejam em contato com o paciente, se estiverem apresentando algum tipo de resfriado, gripe (ainda que não diagnosticados efetivamente), utilizem máscaras enquanto em contato com o paciente.

Assegurar a troca periódica dos filtros internos do Ventilador Mecânico, CPAP’s, BIPAP’s e Concentradores de Oxigênio. Todos esses equipamentos possuem filtros internos que devem ser trocados periodicamente. A negligência coloca em risco a saúde do paciente.

Para o ambiente do quarto, em especial, e higienização dos equipamentos médicos

Assegurar a higienização periódica e permanente do local onde o paciente está instalado.

Dispor de dispositivo de álcool em local visível, de preferência na entrada do quarto para utilização pelas pessoas antes de entrarem no quarto.

Higienizar com álcool diariamente e quantas vezes necessário cabeceiras, peseiras e barras laterais das camas, locais de muito contato tanto do paciente quando das equipes e familiares.

Assegurar a troca periódica de roupas de cama para maior conforto e segurança do paciente.

Higienizar diariamente os equipamentos médicos ainda que não entrem em contato com o paciente: oxímetro de pulso, sensores de oxímetro, bombas de infusão, concentrador de oxigênio, válvulas reguladores de cilindros de oxigênio, nebulizadores, aspiradores de secreção, monitores, ventiladores mecânicos, suportes de soro e outros equipamentos que esteja na residência.

A prevenção é a melhor arma contra o coronavírus!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo