(Português do Brasil) A imunidade das crianças está diretamente ligada aos hábitos construídos no dia a dia.
(Português do Brasil) Brincar é muito mais do que entretenimento. Para as crianças, o lúdico é uma das principais formas de aprendizado, expressão emocional e desenvolvimento físico e cognitivo.
A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns no Brasil e no mundo, afetando pessoas de todas as idades. Apesar de bastante conhecida, ainda existem muitos mitos que geram dúvidas e até preconceitos em relação ao tratamento e à vida dos pacientes.
A seguir, desvendamos algumas das principais crenças sobre a doença:
1. A asma tem cura?
Mito. A asma não tem cura definitiva, mas pode ser controlada. Com o acompanhamento médico adequado, uso correto das medicações e mudanças no estilo de vida, é possível levar uma vida normal e sem limitações.
2. Crianças podem “superar” a asma?
Verdade (em parte). Muitos pequenos apresentam melhora dos sintomas ao longo da vida, mas isso não significa que a doença tenha desaparecido. É importante manter o acompanhamento médico.
3. Atividade física faz mal para quem tem asma.
Mito. Exercícios físicos podem ser praticados com segurança, desde que haja controle dos sintomas. Inclusive, atividades como caminhada, natação e yoga podem ajudar na saúde pulmonar.
4. Quem tem asma não pode conviver com animais.
Mito. Cada caso é único. Algumas pessoas podem ter crises desencadeadas pelo contato com pelos, mas com cuidados e orientações médicas, é possível conviver com pets.
5. Asma e bronquite são a mesma coisa.
Mito. Embora tenham sintomas parecidos, são doenças diferentes. A asma é crônica e tem origem inflamatória nas vias respiratórias, enquanto a bronquite pode ser aguda ou crônica, com causas distintas.
6. A asma pode ser desencadeada por emoções.
Verdade. Situações de estresse, ansiedade ou nervosismo podem intensificar os sintomas em algumas pessoas, já que as emoções influenciam diretamente a respiração.
7. O tratamento deve ser feito apenas durante as crises.
Mito. A asma exige tratamento contínuo. O uso regular das medicações prescritas ajuda a prevenir crises e melhora a qualidade de vida.
A asma não deve ser motivo de medo, mas sim de atenção. A informação correta é a melhor aliada para combater os mitos e garantir que os pacientes tenham qualidade de vida. Com o cuidado adequado, quem tem asma pode estudar, praticar esportes, trabalhar e realizar suas atividades normalmente.
👉 Se você ou alguém da sua família tem sintomas respiratórios frequentes, não deixe de procurar orientação médica.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988