O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Quem nasceu enxergando, não consegue se imaginar vivendo sem esse sentido tão importante que é a visão. Por isso os cuidados com os olhos precisam ser tão prioritários quanto qualquer outro zelo pelo corpo.
A saúde ocular depende, sim, de prevenção e deve ser feita desde a infância. Além de algumas doenças oftalmológicas serem indolores e silenciosas, o uso excessivo de eletrônicos têm afetado, consideravelmente, a capacidade de enxergar. Especialistas já comprovaram que muito tempo em frente às telas de TV, computadores, tablets e celulares é prejudicial à saúde dos olhos. Vermelhidão, sensação de olho pesado, visão turva e até mesmo aumento da miopia podem estar associados a essa exposição.
A primeira consulta com o oftalmologista deve ser feita logo nos primeiros seis meses de vida para descartar doenças congênitas. Após isso, recomenda-se acompanhamento anual, principalmente, até os sete anos quando o sistema visual ainda está em formação. Quanto mais cedo detectar a deficiência oftalmológica melhor. A medicina avançou tanto nessa área que grande parte dos problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos e intervenções cirúrgicas.
No entanto, independentemente, de ter ou não problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, cataratas, entre outras que surgem em diferentes épocas da vida, o cuidado com os olhos deve ser para todas as pessoas.
A regra geral é dormir bem, em torno de oito horas para a maioria. Alimentar-se com produtos ricos em vitaminas A, nutriente essencial no ciclo das células da retina. A deficiência dela resseca os olhos, reduz a visão no escuro e causa até mesmo a cegueira. A ingestão de bebida alcoólica também faz mal para a visão. Como elas produzem resíduos tóxicos, podem envelhecer as células oculares. Já os óculos de sol, com proteção (UV) são indispensáveis para proteger a retina, evitar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas.
Quem mora em regiões de clima seco, podem ter os olhos prejudicados devido à baixa umidade do ar. O uso de colírio nesses casos ajuda a lubrificá-los, desde que com recomendação do médico.
Quanto aos eletrônicos, quando se trata de crianças, os pais precisam reduzir ao máximo o tempo em que elas utilizam os aparelhos. O ideal é que comecem a usar apenas após os quatro anos, e mesmo assim, por tempo determinados, e pausas para descanso.
Os adultos que trabalham em frente ao computador devem fazer paradas de 5 a 10 minutos para descansar os olhos, procedimento que ajuda a visão a receber outros estímulos e evita que a visão fique embaçada.
Outra dica valiosa: é preciso piscar muito voluntariamente para produzir lágrimas evitando o ressecamento do globo ocular.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988