Veja também

Dicas Conceito:
São Paulo, uma cidade de possibilidades infinitas

São Paulo, conhecida como a "cidade que nunca para", oferece uma vasta gama de atividades para todos os gostos e interesses.

Celebrando o Dia do Assistente Social

Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

A estimativa da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) é que 35 mil brasileiros tenham a doença.

Sintomas mais comuns

Fadiga

A fadiga é um dos sintomas mais comuns e um dos mais incapacitantes. Manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante. Muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou quando faz um esforço físico intenso.

Alterações fonoaudiológicas

Pode surgir no início da doença ou no decorrer dos anos alterações ligadas a fala e deglutição com sintomas como: fala lenta, palavras arrastadas, voz trêmula e disfagias (dificuldade para engolir: líquidos, pastosos, sólidos).

Transtornos cognitivos

O paciente pode apresentar sintomas cognitivos, ou seja; de memória, durante qualquer momento da doença, e independe da presença de sintomas físicos ou motores. As funções cognitivas mais frequentemente comprometidas são no processamento da memória e na execução das tarefas.

Transtornos emocionais

Pode haver sintomas depressivos, ansiosos, transtorno de humor, irritabilidade, flutuação entre depressão e mania (transtorno bipolar).

Tratamento Domiciliar

O tratamento domiciliar ou home care é um serviço prescrito por médicos a pacientes que necessitam de cuidados hospitalares em ambiente residencial e é custeado integralmente pela operadora de plano de saúde ou pelo SUS. Muitos não sabem, mas esta forma de tratamento é um direito assegurado por lei a todo paciente de Esclerose Múltipla.

Desta forma, além do atendimento multidisciplinar – composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos – os custos cobrem todos os insumos necessários ao tratamento, como medicamentos, curativos, alimentação enteral, cama hospitalar, respirador artificial, entre outros itens. Em estágios avançados da doença, muitos pacientes podem ter sérias deficiências motoras, além de ter todos os sistemas do corpo afetados, o que os impede de sair da cama.

Se você quiser saber mais informações sobre nosso trabalho, solicite uma proposta personalizada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo