O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Um problema cada vez mais comum atinge a vida dos brasileiros. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alergia é importante conscientizar a população sobre um problema que já atinge cerca de 5% das crianças e 2% dos adultos no Brasil.
O dia 8 de julho foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância do tema já que, em muitos casos, a alergia pode levar ao óbito. As reações alérgicas aos alimentos podem ser graves e às vezes incluem uma reação anafilática. E muitos são os alimentos que podem ser fatais.
Quando a doença se manifesta
As alergias alimentares podem começar durante a infância. Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois da refeição. Em casos raros, os sintomas podem surgir somente muitas horas depois de ingerir o alimento desencadeador da alergia e causam urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.
Outros sintomas podem apontar uma alergia alimentar:
Dor abdominal, diarreia e cólicas intestinais
Dificuldade para deglutir
Irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região
Tontura ou desmaio
Congestão nasal
Náusea e vômitos
Corrimento nasal
Manchas escamosas com coceira (dermatite atópica)
Descamação ou bolhas
Inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua
Falta de ar
Diagnóstico
Para diagnosticar a alergia alimentar o médico especialista recomenda dois testes: o cutâneo (também conhecido como prick test) e um teste de imunoglobulina específico para o alérgeno.
É importante também que o médico faça um levantamento do histórico do paciente para fechar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Tratamento
As pessoas com alergias alimentares devem eliminar da sua dieta os alimentos que desencadeiem as alergias.
Os anti-histamínicos só são úteis para aliviar a urticária e o inchaço e as pessoas com alergias alimentares graves devem ter o medicamento sempre à mão para usar imediatamente após o início de uma reação.
Em muitos casos é preciso introduzir uma nova rotina alimentar que pode ser prescrita por um nutricionista. A presença desse profissional em home care auxilia na adaptação e estabelece uma reeducação dos hábitos do paciente e seus familiares.
Quer conhecer mais vantagens sobre o trabalho de um nutricionista domiciliar? Solicite uma proposta de atendimento home care.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988