Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Alergia alimentar: o que é e como tratá-la

Muitas pessoas recebem o diagnóstico de alergia alimentar após uma reação adversa a determinado tipo de alimento. Os sintomas podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e respiratório e, em muitos casos, resultar em graves consequências.

A predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e as alterações do intestino são as principais causas das alergias alimentares. Os indivíduos acometidos pela doença se queixam de enxaqueca, colite, cansaço, fadiga, depressão, pânico, irritabilidade e até alucinações. Casos de urticária, asma e diarreia também são bastante comuns.

Alimentos como camarão, leite, amendoim, chocolate, batata e café são incompatíveis com o sistema imunológico, propiciando o aparecimento de doenças alimentares. Identificado o alimento causador da alergia é hora tratar o indivíduo com medicamentos específicos para cada tipo de sintoma e, sempre que possível, buscar a orientação de um nutricionista. É este especialista quem vai formular um plano alimentar programado de forma individual e personalizada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada paciente.

Para melhor conforto do paciente este tipo de orientação nutricional pode ser domiciliar. Com a presença de um nutricionista home care é possível controlar as alterações do comportamento alimentar, uma vez que fornecem subsídios necessários para que o nutricionista realize a adaptação dietética à nova condição de tolerância e aceitabilidade dos alimentos. O profissional home care também orienta os familiares sobre a nova rotina alimentar do paciente alérgico e introduz a família na nova rotina.

A exclusão de um determinado alimento não é tarefa fácil e a exposição acidental ocorre com certa frequência. Os indivíduos com alergia alimentar grave (reação anafilática) devem portar braceletes ou cartões que os identifiquem, para que cuidados médicos sejam imediatamente tomados. A presença de uma equipe domiciliar home care pode ser um fator determinante em momentos como esse, para agilizar o atendimento e até evitar uma internação hospitalar com maiores consequências.

Quer saber mais sobre as vantagens de um nutricionista home care? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo