(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Doença tem grandes chances de cura ao ser detectada precocemente
Tendo como símbolo o laço rosa, durante todo esse mês instituições públicas e privadas desenvolvem ações de conscientização, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido com o objetivo de fazer com que as mulheres se previnam ou descubram a doença em estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores. A questão é que no começo ela é assintomática, por isso a importância do autoexame e avaliações médicas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. Para este ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio. Sob o mote #CompartilheSuaLuta, a campanha visa mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e mesmo junto a outras pessoas que entendem o que o paciente está vivendo a ajuda e a informação necessárias para enfrentar o câncer e as bases para fazer parte de uma transformação no cenário da doença no país.
Infelizmente, não é totalmente possível prevenir o câncer de mama. No entanto, a adoção de alguns hábitos saudáveis pode reduzir em até 28% o risco do surgimento de nódulos malignos. São eles: alimentação saudável, atividade física, controle do peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Todas as mulheres, independentemente, da idade devem ficar atentas aos sinais do câncer, embora muitas não apresentem sintomas. Nódulo endurecido, irritação ou abaulamento de uma parte da mama, inchaço de toda ou parte da mama, inchaço ou vermelhidão na pele, inversão de mamilo, sensação de massa ou nódulo, presença de gânglios na axila, inchaço no braço ou dor na mama ou mamilo.
Para quem ainda menstrua, a melhor época do mês para a auto- análise é alguns dias após a menstruação, quando já diminuiu o inchaço. Já para aquelas que estão na menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer período do mês.
Outra missão da campanha Outubro Rosa é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazer o exame de mamografia para prevenir a doença ou descobrir um possível diagnóstico de maneira precoce, o que aumenta as chances de cura.
Um assunto que precisa ser levado a sério pelas mulheres. O importante é estar atenta, ir ao ginecologista, prevenir-se com hábitos saudáveis e não ter medo de fazer o autoexame. E ao sentir alguma anormalidade, procurar o especialista.
Não se esqueça! Qualquer um desses cuidados pode fazer toda a diferença e até salvar uma vida.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988