(Português do Brasil) O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Embora seja um hábito muito comum, limpar o ouvido com cotonete pode trazer sérios riscos e complicações.
Além da possibilidade de ocorrer infecções, como a otite, o uso das hastes flexíveis pode causar lesões e até mesmo perfurar o tímpano, que nesse caso exige cirurgia para correção.
A verdade é que o ouvido não precisa ser higienizado. Diferentemente do que as pessoas pensam, a cera, ou cerume, não é sujeira, mas um mecanismo que o organismo utiliza para limpeza e assepsia de todo o ouvido. A cera é produzida por glândulas sebáceas, por isso é oleosa. É justamente essa característica que vai reter a sujeira e agir como um impermeabilizante, servindo de barreira de entrada. Sem ela, o canal auditivo ficaria desprotegido, deixando a porta aberta para a passagem, não só de bactérias e outros agentes infecciosos, mas também de pequenas partículas como poeira.
Riscos do uso inadequado
Tampão de cera: um dos problemas de se usar o cotonete é a formação do tampão de cera. É que, em vez de ser retirado, o cerume acaba sendo empurrado ainda mais para dentro do ouvido, gerando um acúmulo e até um entupimento. O tampão de cera pode causar sensação de eco e até comprometimento da audição.
Infecções: problemas como a otite podem surgir com o uso contínuo de hastes flexíveis pela formação de tampão de cera ou pela limpeza excessiva do ouvido. A retirada da cera deixa o canal auditivo desprotegido, pois o cerume atua como barreira de entrada de água, micropartículas e bactérias.
Perfuração do tímpano: a introdução de objetos no ouvido, entre eles as hastes flexíveis, é uma das causas da perfuração do tímpano. Entre os sintomas estão a intensa dor de ouvido, coceira, zumbido e diminuição da audição.
Coceiras: a cera funciona como agente protetor, e a sua retirada pode causar o ressecamento da pele e, por consequência, coceira.
Como limpar
O ouvido não precisa ser limpo, mas, se você acredita que a cera está atrapalhando, o mais recomendável é que o excesso de cera seja retirado com uma toalha ou um algodão, usando o dedo para auxiliar no processo. É importante lembrar que essa limpeza deve ser feita apenas na parte externa dos ouvidos.
Médicos otorrinolaringologistas também realizam no consultório uma limpeza adequada no canal auditivo. A lavagem auricular feita por um especialista tem o objetivo de retirar apenas o excesso de cera, muitas vezes causado pelo tampão ou pela produção intensa de cerume.
Imagens: Envato
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988