(Português do Brasil) O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Encontrar tempo para aprender uma nova habilidade pode exigir algum esforço, mas os benefícios para nosso cérebro valem a pena. É que ao desafiar o seu cérebro com algo que nunca fez antes, você pode reduzir o estresse, liberar dopamina, ficar mais feliz e se tornar mais inteligente.
Além disso, uma nova tarefa acalma a parte frontal do cérebro, o que geralmente ajuda a analisar e questionar o próprio comportamento, para que você se torne menos crítico em relação às suas ações. E quanto mais engajado estiver na tarefa, mais benefícios cognitivos terá.
Reconstrua seu cérebro
Ao longo da vida, o cérebro vai perdendo neurônios e, por isso, é importante estimulá-lo no dia a dia para que ele recupere essa perda e crie cada vez mais conexões.
De acordo com os especialistas, no entanto, o idoso precisa estimular o cérebro com atividades diferentes do que está acostumado no dia a dia. Isso porque o cérebro se acostuma com as habilidades corriqueiras e, por isso, precisa de novidades para ser desenvolvido de outra maneira
Qual atividade escolher
De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Alan Gow, da Heriot-Watt University (Escócia), o sucesso da “reconstrução” do cérebro está em praticar novas tarefas, que envolvam uma combinação de elementos físicos, mentais e sociais. Portanto, se você está tentando algo novo, experimente incorporar elementos que o tornem social, ativo e mentalmente desafiado.
O que aprender
Abaixo listamos 2 sugestões que podem beneficiar seu cérebro.
Desenhar: o desenho envolve coordenação motora, mapeamento 3D e orientação espacial. Cada nova configuração e tema representará um novo desafio e trabalhará seu cérebro de novas maneiras, desde melhorar sua consciência espacial até sua coordenação física.
Aprender um idioma: Outra ótima atividade é aprender um idioma. Os cientistas sugerem que pode ter muito mais benefícios cognitivos do que tarefas de treinamento do cérebro, como fazer sudoku ou palavras cruzadas, porque requer que você faça malabarismos com novos conceitos e codifique novas informações em seu cérebro.
Fonte: BBC
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988