(Português do Brasil) A prática da gratidão é um convite para olhar a vida com mais leveza e apreciação.
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Além da Covid-19, as ações de imunização para outras infecções continuam no Brasil. No dia 12 de abril de 2021, começa a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que deve se estender até o 9 de julho.
É importante reforçar que a vacina seja aplicada o quanto antes, pois a proteção demora entre 4 à 6 semanas para ser efetiva e o período de maior circulação do vírus na população é de maio a setembro (outono-inverno).
Quem deve tomar
Conforme definido pelo Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que totaliza mais de 79,7 milhões de pessoas, até 9 de julho de 2021. Em 2020, a ação chegou superar essa meta, atingindo 95,7% do grupo prioritário.
Esse ano, as doses serão oferecidas gratuitamente pelo SUS para idosos com mais de 60 anos ; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; indivíduos com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais); forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com. doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A aplicação em geral é feita com só uma dose. Porém, para as crianças, serão duas picadas, com intervalo mínimo de quatro semanas. Se essa for a primeira imunização dos pequenos, as duas são dadas juntas.
Contraindicações
A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.
Reação
De 15% a 20% dos vacinados, relatam sentir dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação. São reações leves que desaparecem em até 48 horas.
Manifestações sistêmicas como febre, mal-estar e dor muscular também são benignas e breves. Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Como a vacina é composta por vírus morto, estas reações advém da resposta imune do corpo e não são causadas pelo vírus vacinal.
Vacina do Covid
Quem tomou a da Covid 19 deve vacinar-se contra a gripe. É que a vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus.
Recomenda-se que, após a aplicação da vacina COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina.
Sintomas de gripe
Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina.
Fonte: Ministério da Saúde
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988