(Português do Brasil) A prática da gratidão é um convite para olhar a vida com mais leveza e apreciação.
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Levar um estilo de vida pautado no perdão e amor-próprio é o melhor caminho para o bem-estar diário.
O Hoʻoponopono é uma prática ancestral do Havaí que tem como filosofia tratar possíveis arrependimentos, mágoas, trabalhar o perdão e o autocuidado. Desenvolvida mais a fundo por Morrnah Nalamaku Simeona, que estudou melhor as tradições havaianas e atualizou a prática, o Hoʻoponopono propõe basicamente superar feridas do passado e buscar a paz interior. Na língua original, o termo “Ho’o” significa causa, enquanto “ponopono” quer dizer corrigir ou arrumar. O sentido completo da palavra é reparar ou corrigir algum erro.
Como funciona
A técnica consiste basicamente em repetir o seguinte mantra: “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato(a)” (em voz alta ou mentalmente) sempre que pensamentos ruins ou mágoas permearem a mente.
Além disso, é indicado fazer uma meditação usando o japalama (um tipo de cordão sagrado formado por 108 contas). Arrume um espaço silencioso e tranquilo, sente-se com a coluna ereta, feche os olhos e foque na respiração para tranquilizar a mente. Depois, pegue o japalama com a mão direita, pressione uma das contas com o polegar e fale o mantra “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato(a)”. A ideia é que você repita essa frase ao longo das 108 contas e, no fim, continue focando na respiração para tornar a mente e o coração mais leves.
Significado das frases
Para entender melhor a filosofia do Hoʻoponopono, é possível investigar (e entender) melhor cada trecho do mantra, que possui um significado importante para o processo de cura.
“Sinto muito”: aqui, a ideia é reconhecer algum problema ou mágoa que aconteceu no passado (e segue fixo na memória) e compreender a nossa própria responsabilidade diante dessa situação.
“Me perdoe”: pedir perdão para si próprio e para o outro, realizando ainda uma espécie de súplica à divindade para aprender e conseguir perdoar.
“Te amo”: para potencializar o mantra e praticar o amor-próprio, dizemos “eu te amo” tanto para nossas memórias, vivências quanto para pessoas importantes (que desejamos perdoar, por exemplo).
“Sou grato(a)”: fechar a oração com essa frase é importante para demonstrar gratidão por quem nós somos e pela vida em si.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988