(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Idosos podem e devem ter uma vida sexual ativa.Os benefícios são inúmeros tanto para a saúde do corpo quanto da mente, proporcionando maior qualidade de vida e equilíbrio do sistema neuroendócrino.
Cerca de 40% dos homens e mulheres com idades entre 65 e 80 anos são sexualmente ativos, de acordo com uma pesquisa de 2017, e as mulheres na faixa dos 70 anos expressam mais satisfação com sexo do que mulheres na faixa dos 40 anos.
Tempo de ereção muda
É importante saber (e aceitar) que a relação sexual não continuará a mesma de quando se era jovem ou adulto. O corpo mudou e não tem mais o mesmo pique para aguentar maratonas sexuais ou penetração por muito tempo. Isso ocorre, principalmente, por conta da redução da testosterona e de outras questões de saúde, como obesidade e colesterol.
Mulheres sentem dor
As mulheres também têm as funções fisiológicas alteradas. Uma disfunção comum nelas é a dispareunia, dor na penetração ou na movimentação –seja porque a vagina não lubrifica ou vasculariza após a menopausa, porque tem queda do útero ou bexiga ou o pênis do homem (pouco ereto) dobra e leva à dor.
Terapias mínimas de intervenção resolvem o lado da mulher. Creme de estrogênio tópico ou o próprio lubrificante ajudam.
Infarto
Não há porque temer fazer sexo após um episódio cardiovascular. Há muitos mitos sobre o esforço físico envolvido na atividade sexual. A verdade é que não é tanto, o esforço pré-orgasmo ou durante o orgasmo equivale ao que fazemos quando caminhamos em terreno plano a uma velocidade de 3 a 6 quilômetros por hora. Na dúvida, converse com seu médico.
Valorize a intimidade
Desde que não se perca o carinho e respeito, o casal sempre será ativo sexualmente. É recomendável que não se esqueçam do começo do relacionamento, quando a mulher era mais afetiva, e o homem, com um desejo incontrolável. O principal é entenderem que seus corpos tiveram alterações e que, juntos, precisam se adaptar.
Saúde do assoalho pélvico
A saúde da região do assoalho pélvico –estrutura muscular na região da bacia, que serve para controle urinário, fecal e ginecológico — garante a melhor qualidade sexual durante o envelhecimento. Existem exercícios para essa região do corpo que podem ser feitos desde a idade adulta.
E claro, independentemente da idade, não deixe de usar preservativo. No Brasil, foi registrado um aumento de 29,4% no número de casos de HIV entre idosos de 2014 para 2015. Uma das explicações é que o homem não quer usar camisinha, para não perder a ereção, e assim acaba sendo contaminado. Além disso, os homens continuam sendo férteis e podem engravidar uma parceira sexual que também seja.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988