(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.
A somatização desses fatores resulta em um ciclo vicioso que se manifesta por meio de dores e de múltiplas doenças físicas. Mas entender o processo de desencadeamento das doenças psicossomáticas é fundamental para direcionar à escolha das melhores intervenções terapêuticas.
Uma das características mais marcantes desse quadro clínico é que o indivíduo não consegue conciliar seus pensamentos e ações, que geralmente oscilam entre o positivo e o negativo. Por isso, a maioria dos pacientes psicossomáticos deixam-se dominar pelas emoções negativas que sustentam a falta de motivação para a vida.
As doenças psicossomáticas se não tratadas de maneira adequada podem evoluir gradativamente e comprometer a saúde do indivíduo de forma cada vez mais intensa.
Principais causas
Traumas de infância
Muitas questões ou experiências negativas da infância ficam guardadas no subconsciente e vão se manifestar somente na idade adulta. Por isso, os pais, professores e responsáveis pela educação das crianças precisam ter o máximo cuidado com o modo como se expressam ou se comportam diante dos pequenos.
Depressão crônica
Problemas depressivos não tratados e que se prolongam por muito tempo influenciam bastante o surgimento das doenças psicossomáticas. A maioria está associado ao isolamento familiar ou social, doenças incuráveis ou a desordens mentais graves.
Questões profissionais
A não realização profissional, o desemprego ou a frustração por não alcançar um patamar na hierarquia de uma corporação podem gerar graves conflitos internos. São situações muito delicadas e que exigem um suporte familiar e de um profissional capacitado para ajudar.
Perdas financeiras
Pessoas que não conseguem superar perda e que resguardam mágoas, dores ou traumas por muito tempo compõem o grupo de risco para o desenvolvimento desses transtornos.
A negatividade resultante desses problemas alimenta as emoções — de forma muito prejudicial — e geram dores físicas sem causa aparente.
Influência genética
Um histórico familiar de doença psicossomática acentua as chances de desenvolvimento desses males de ordem psicológica.
Home Care
Quem recebe atendimento domiciliar também pode estar sujeito a esses problemas por conta do estresse e ansiedade que a situação de ficar em casa traz. Nesse caso, a intervenção terapêutica multidisciplinar é a forma mais segura para minimizar os impactos desses problemas e restaurar o bem-estar, a autonomia e a qualidade de vida do paciente.
Para saber mais informações sobre como o serviço home care pode lhe ajudar na busca por uma melhor qualidade de vida do seu bebê, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988