(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Qual foi a última vez em que você, conscientemente, vivenciou integralmente uma sensação cotidiana, sem interrupções? A atenção plena (ou mindfulness, em inglês) é a prática de, propositadamente, focalizar sua atenção no momento presente e aceitá-lo sem julgamento proporcionando bem estar físico e mental.
O mindfulness possui raízes na filosofia e religião budista e é inspirado nas práticas milenares de meditação e Yoga. Porém, assumiu um novo significado e prosperou quando começou a ser estudado pela psicologia ocidental, apoiado em suporte científico, em 1979, pelo professor Dr. Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts. No Brasil, essa técnica demorou certo tempo para chegar. Foi apenas em 2006 que o mindfulness começou a ganhar força em território nacional e, em 2015, passou a ser oferecido pelo SUS e é uma técnica indicada pelos profissionais multidisciplinares em atendimento a pacientes home care.
Diferentemente de outros métodos de meditação, o mindfulness não exige posições físicas complicadas e específicas. Muito pelo contrário. O objetivo é estimular o cérebro, por meio de exercícios de respiração e concentração, a perceber os movimentos e sensações do corpo em qualquer situação diária, seja no trabalho, durante uma refeição ou na prática de uma atividade física.
Benefícios do mindfullness
• Ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia
• Aprofunda o seu autoconhecimento;
• Aumenta a sua capacidade de concentração;
• Contribui para o controle do estresse e da ansiedade;
• Reduz os riscos de insônia;
• Melhora os seus relacionamentos pessoais;
• Reduz o envelhecimento do cérebro;
• Aumenta a sua capacidade de memória;
• Diminui o impacto de pensamentos negativos;
• Incentiva a sua criatividade.
Como praticar
Reserve 30 segundos para cada um dos passos abaixo e, se puder, repita a atividade três vezes ao dia:
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta à posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento. Tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas fique atento às sensações.
3- Procure tomar nota das sensações que você esteja experienciando. Por exemplo: “estou agitado” ou “há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.
O mindfulness também pode ser reconhecido como uma vertente entre as terapias. Isso porque, muitos dos benefícios que listamos que surgem a partir da prática podem ajudar no tratamento de transtornos como a ansiedade, síndrome de Burnout e até da depressão.
Vale lembrar que apenas o Mindfulness não substitui nenhuma etapa do tratamento, ele é apenas mais uma ferramenta acessível a profissionais de uma equipe multidisciplinar para trabalhar durante um tratamento.
Se quiser saber mais informações sobre os benefícios de um atendimento home care em seu tratamento, solicite uma proposta para nossa equipe.
Foto: Google Images
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988