(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, frio, radiação, eletricidade, produtos químicos e até mesmo por certos animais e vegetais como larvas, água-viva e urtiga. Elas podem atingir os músculos, mucosas, vasos sanguíneos, nervos e ossos, e dependendo da extensão provocam infecções.
E quando se faz uma avaliação das causas observa-se que, na maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.
A queimadura de primeiro grau acomete apenas na epiderme, a camada mais superficial da pele. Ela dá dor intensa, vermelhidão e edema no local, não produz bolhas na pele e geralmente melhora de 3 a 7 dias.
A de segundo grau pode atingir camadas mais profundas. Ela provoca dor intensa, vermelhidão, edema e bolhas, que quando rompem deixam feridas com crostas.
Já a queimadura de terceiro grau destrói a pele, atingindo a epiderme, derme, pelos e glândulas, além de romper com estruturas abaixo da pele, como gordura, músculos, tendões e ossos. O tratamento deve ser feito em Centros de Tratamentos de Queimados com alto risco de morte conforme a área afetada.
Ao sofrer uma queimadura a primeira coisa a se fazer é interromper o efeito do calor com água fria – não gelada – ou com o uso de um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima. Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia.
Jamais utilize pomadas caseiras ou pasta de dente. Esses produtos contém substâncias anti-sépticas que são extremamente irritantes.
Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor maneira de evitar as queimaduras, em especial em crianças. A casa deve ser planejada e utilizada de forma a não permitir à criança acesso a fósforos, líquidos inflamáveis e cabos de panelas e frigideiras no fogão.
Em todas as situações, consulte um médico imediatamente.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988