Veja também

Outono: cuidado com a saúde dos idosos

(Português do Brasil) Os idosos estão entre os grupos que mais sofrem com as alterações climáticas. Nessa época do ano as principais doenças que atingem essa população são as respiratórias, causadas por vírus e alergias. Os idosos sofrem também com as dores reumáticas, que tendem a aumentar nesses meses mais frios.

Acessibilidade: como deixar a casa segura para os idosos

Para manter uma pessoa idosa em segurança, todo cuidado é pouco! Por isso, planejamento é a palavra-chave para possibilitar o maior conforto a um idoso em sua própria casa. Além da preocupação com os móveis, que são a primeira coisa que vêm à mente quando pensamos nos riscos de quedas e acidentes, os tapetes também são um acessório indispensável para o conforto dos idosos, mas que exigem atenção especial.

Gravidez na adolescência: home care é importante nesta fase

A adolescência é uma fase transitória para a vida adulta e é nesse momento que surgem muitas dúvidas, curiosidades e incertezas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período da vida da pessoa que compreende entre os 10 e os 19 anos de idade. Em alguns casos a adolescência é interrompida quando a jovem engravida.

De acordo com um artigo publicado pela Fiocruz, 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil. E o que acontece com o corpo de uma garota ainda em desenvolvimento, quando recebe a tarefa de gerar uma criança?

Riscos de uma gravidez precoce

Pressão arterial elevada durante a gravidez

Risco de baixo peso para o bebê

Anemia

Parto prematuro

Aborto espontâneo

Baixa autoestima e risco de depressão

Risco de malformações para o feto

Alta probabilidade de o parto ser cesária

A gravidez na adolescência deve ser considerada uma gravidez de risco. Cerca de 200 mil mulheres jovens vão a óbito em todo o mundo na hora do parto. Por isso é primordial que ela recebe um atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médico obstetra, psicóloga e assistente social, entre outras especialidades. Esse atendimento pode ser realizado em domicílio, por meio do serviço home care.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz algumas recomendações sobre a gravidez precoce: limitar o casamento antes dos 18 anos, aumentar o uso de contraceptivos para os adolescentes, gerar compreensão e apoio para reduzir a gravidez antes dos 20 anos, reduzir o sexo forçado entre adolescentes e apoiar projetos de prevenção da gravidez na adolescência.

Mas vale ressaltar que a melhor prevenção é a educação sexual dentro do seio familiar e nas escolas.

Para obter mais informações sobre a importância do atendimento multidisciplinar em caso de gravidez na adolescência, solicite uma proposta de atendimento Conceito Home Care.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo