Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Gravidez na adolescência: home care é importante nesta fase

A adolescência é uma fase transitória para a vida adulta e é nesse momento que surgem muitas dúvidas, curiosidades e incertezas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período da vida da pessoa que compreende entre os 10 e os 19 anos de idade. Em alguns casos a adolescência é interrompida quando a jovem engravida.

De acordo com um artigo publicado pela Fiocruz, 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil. E o que acontece com o corpo de uma garota ainda em desenvolvimento, quando recebe a tarefa de gerar uma criança?

Riscos de uma gravidez precoce

Pressão arterial elevada durante a gravidez

Risco de baixo peso para o bebê

Anemia

Parto prematuro

Aborto espontâneo

Baixa autoestima e risco de depressão

Risco de malformações para o feto

Alta probabilidade de o parto ser cesária

A gravidez na adolescência deve ser considerada uma gravidez de risco. Cerca de 200 mil mulheres jovens vão a óbito em todo o mundo na hora do parto. Por isso é primordial que ela recebe um atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médico obstetra, psicóloga e assistente social, entre outras especialidades. Esse atendimento pode ser realizado em domicílio, por meio do serviço home care.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz algumas recomendações sobre a gravidez precoce: limitar o casamento antes dos 18 anos, aumentar o uso de contraceptivos para os adolescentes, gerar compreensão e apoio para reduzir a gravidez antes dos 20 anos, reduzir o sexo forçado entre adolescentes e apoiar projetos de prevenção da gravidez na adolescência.

Mas vale ressaltar que a melhor prevenção é a educação sexual dentro do seio familiar e nas escolas.

Para obter mais informações sobre a importância do atendimento multidisciplinar em caso de gravidez na adolescência, solicite uma proposta de atendimento Conceito Home Care.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo