Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Dê atenção à saúde dos olhos

Quem nasceu enxergando, não consegue se imaginar vivendo sem esse sentido tão importante que é a visão. Por isso os cuidados com os olhos precisam ser tão prioritários quanto qualquer outro zelo pelo corpo.

A saúde ocular depende, sim, de prevenção e deve ser feita desde a infância. Além de algumas doenças oftalmológicas serem indolores e silenciosas, o uso excessivo de eletrônicos têm afetado, consideravelmente, a capacidade de enxergar. Especialistas já comprovaram que muito tempo em frente às telas de TV, computadores, tablets e celulares é prejudicial à saúde dos olhos. Vermelhidão, sensação de olho pesado, visão turva e até mesmo aumento da miopia podem estar associados a essa exposição.

A primeira consulta com o oftalmologista deve ser feita logo nos primeiros seis meses de vida para descartar doenças congênitas. Após isso, recomenda-se acompanhamento anual, principalmente, até os sete anos quando o sistema visual ainda está em formação. Quanto mais cedo detectar a deficiência oftalmológica melhor. A medicina avançou tanto nessa área que grande parte dos problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos e intervenções cirúrgicas.

No entanto, independentemente, de ter ou não problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, cataratas, entre outras que surgem em diferentes épocas da vida, o cuidado com os olhos deve ser para todas as pessoas.

A regra geral é dormir bem, em torno de oito horas para a maioria. Alimentar-se com produtos ricos em vitaminas A, nutriente essencial no ciclo das células da retina. A deficiência dela resseca os olhos, reduz a visão no escuro e causa até mesmo a cegueira. A ingestão de bebida alcoólica também faz mal para a visão. Como elas produzem resíduos tóxicos, podem envelhecer as células oculares. Já os óculos de sol, com proteção (UV) são indispensáveis para proteger a retina, evitar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas.

Quem mora em regiões de clima seco, podem ter os olhos prejudicados devido à baixa umidade do ar. O uso de colírio nesses casos ajuda a lubrificá-los, desde que com recomendação do médico.

Quanto aos eletrônicos, quando se trata de crianças, os pais precisam reduzir ao máximo o tempo em que elas utilizam os aparelhos. O ideal é que comecem a usar apenas após os quatro anos, e mesmo assim, por tempo determinados, e pausas para descanso.

Os adultos que trabalham em frente ao computador devem fazer paradas de 5 a 10 minutos para descansar os olhos, procedimento que ajuda a visão a receber outros estímulos e evita que a visão fique embaçada.

Outra dica valiosa: é preciso piscar muito voluntariamente para produzir lágrimas evitando o ressecamento do globo ocular.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo