(Português do Brasil) O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Mesmo com a queda no número de casos, o zyka vírus ainda não desapareceu totalmente. Por isso, gestantes e mulheres que pretendem engravidar devem redobrar os cuidados, principalmente nesta época de altas temperaturas e chuvas constantes.
A doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes, incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, que também transmite a dengue e a chikungunya. Os sintomas de quem adquire o vírus são manchas pelo corpo, coceira, febre alta e dores nas articulações.
Riscos para os bebês
Os bebês nascidos de mães infectadas podem sofrer da síndrome congênita do zyka. O vírus é capaz de atingir a placenta, o líquido amniótico e o bebê causando malformações neurológicas como a microcefalia (o bebê nasce com a cabeça menor que o padrão). As crianças também podem ter perda de visão ou audição, convulsões, problemas para engolir ou movimentar alguns dos membros. Além disso, a infecção pode levar ao aborto espontâneo ou morte do feto.
Uma gestante que apresentar coceira e manchas avermelhadas pelo corpo deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Somente um profissional de saúde é capaz de diagnosticar se é o zika vírus ou outra doença.
Uma vez confirmado, a gravidez e o desenvolvimento do bebê devem ser acompanhados com cuidados extras pelos médicos. Não se sabe ainda em que fase da gravidez o zika vírus é mais perigoso para o bebê, mas os três primeiros meses são sempre o período mais crítico para malformações, período em que os órgãos estão se constituindo.
Como se proteger
• Evite acúmulo de água em casas e quintais. Isso inclui vasos de plantas, móveis e enfeites em áreas externas. Fique de olho em poças d’água que se formam após a chuva.
• Use roupas claras e, de preferência, mangas e calças longas.
•Em todo o caso, se puder, procure não ter contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha sempre bons hábitos de higiene. Lave as mãos com frequência e não compartilhe talheres e copos com outras pessoas.
•Use repelente contra insetos, inclusive na roupa, para tentar aumentar a proteção. Existem marcas de repelentes específicas para gestantes.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988