Veja também

Os benefícios da terapia holística

(Português do Brasil) A compreensão sobre a nossa saúde mudou! Hoje entendemos que além da saúde física, a saúde mental e a emocional são muito importantes. E que todas as áreas da nossa vida estão conectadas, portanto, quando uma não está em equilíbrio, pode afetar a outra.

Você sabe o que é o mieloma múltiplo?

(Português do Brasil) O mieloma múltiplo não é um câncer comum; estima-se que ele afeta 7 a cada 100 mil pessoas. E o pior: os sinais desse tipo de câncer são confundidos com outras doenças. Veja mais:

Benefícios da Equoterapia para idosos

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, cada vez mais idosos estão procurando exercícios que tragam benefícios para o corpo e mente. E a equoterapia tem se mostrado uma boa aliada, já que seus benefícios abrangem, além de melhorias no âmbito da saúde, questões sociais e neuropsíquicas, ajuda a prevenir doenças comuns na terceira idade, como a depressão causada por isolamento.

Uma pesquisa recente realizada por Ednéia de Mello, doutoranda em odontologia na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, junto com a Associação de Equoterapia Vassoural (AEV) com 16 voluntários de até 79 anos mostrou que os exercícios orientados melhoraram não só parâmetros como força de mordida (que se perde com o envelhecimento) mas também a mobilidade, o condicionamento e a força em braços e pernas.

Benefícios

A equoterapia promove o fortalecimento muscular dos membros inferiores, tórax, região lombar e pescoço, melhorando significativamente a postura e o equilíbrio dos pacientes. O cavalgar do cavalo tem o movimento muito parecido com o andar humano, por isso, o cérebro “entende” que quem está praticando o exercício é a pessoa e não o animal.

Se manter posicionado em cima do cavalo também tem um forte efeito positivo na coluna, ajudando pacientes a melhorarem a noção corporal, além de exigir foco no exercício, aumentando a capacidade de concentração.

A prática também traz benefícios para saúde bucal e facial. De acordo com o estudo, a equipe notou melhoras nas estruturas por trás da mastigação, articulação da fala e outros.

Do ponto de vista mental, a equoterapia é um momento de relaxamento e socialização. O convívio com o animal e com outras pessoas durante a sessão de equoterapia geram diversos benefícios no âmbito pessoal: a amizade e o carinho dos profissionais em relação ao paciente são um dos principais segredos do sucesso das sessões.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo