Veja também

Causas estresse infantil infantil

(Português do Brasil) O estresse infantil pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos.

Herpes Zóster, como prevenir

(Português do Brasil) A prevenção do herpes zóster envolve várias estratégias, incluindo vacinação, manutenção de um estilo de vida saudável e redução do estresse.

Outubro Rosa

O câncer de mama afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e o mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença é um dos principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. Segundo o INCA, é possível diminuir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, não fumar, ter o peso corporal adequado, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Autoexame

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

Passo a passo

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.  

Em frente ao espelho

Posicione-se em frente ao espelho e observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos. Depois, coloque as mãos na cintura fazendo força; coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo em seguida pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

 Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça e com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas.

Sinta a mama. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Repita os movimentos na outra mama.

 Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Depois, apalpe a metade externa da mama (é mais consistente), apalpe as axilas. Em seguida, inverta o procedimento para a mama esquerda.

 Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

 Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo