(Português do Brasil) O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
A azia é caracterizada por uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece depois de comer muito ou de comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir.
Azia x má digestão
Muitas pessoas acham que azia e má digestão são a mesma coisa, mas não é! A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido por nosso próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago, provocando dor e queimação.
A má digestão, por sua vez, pode ser causada pela quantidade de alimento no estômago, pela própria digestão e mistura desse alimento ou até pela aerofagia, que é a deglutição de ar durante o ato de comer e beber. Ela é descrita como um desconforto no abdômen superior, com uma sensação de plenitude alimentar, saciedade precoce, dor e, muitas vezes, pirose epigástrica, aquela sensação de refluxo e gosto azedo na garganta.
Sintomas
Os sintomas clássicos de azia e queimação incluem, má digestão, sensação de estômago cheio, refluxo dos alimentos, arroto constante e involuntário, estômago inchado, gosto ácido ou amargo na boca, dor e sensação de queimação na garganta.
Algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas da azia como deixar de fumar, evitar alimentos gordurosos, fritos e picantes; evitar tomar café, chá preto, chocolate quente e refrigerante.
Outra dica é fazer pequenas refeições ao longo do dia; evitar dormir deitado de lado, sob o lado esquerdo, especialmente se deitar depois de comer e tentar evitar situações estressantes.
Causas
A presença de azia constante pode ser consequência de um problema mais grave, como o refluxo gastro-esofágico ou gastrite, ou devido a fatores como alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, é importante lembrar que nas mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.
Alimentos que diminuem a azia
Frutas não ácidas: maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas, dão menos “trabalho” ao estômago.
Vegetais cozidos: após o cozimento, as fibras dos vegetais são abrandadas e ficam mais fáceis de serem digeridas.
Sopas, assim como os vegetais cozidos, requerem menos tempo de digestão e promovem o esvaziamento gástrico rápido por serem líquidas.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988