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Glúten: vilão ou não à saúde?

Todo dia surgem dietas milagrosas que, quase imediatamente, conquistam milhares de adeptos. Uma das que causam mais dúvidas e controvérsias é a que restringe o consumo de glúten no dia a dia. Afinal, é verdade que o glúten faz mal à saúde?

A verdade é que o glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.

A dieta restritiva, ou seja, que elimina totalmente o glúten da alimentação, só é necessária para quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, tais como: pessoas com doença celíaca (DC) ou pessoas com intolerância ao glúten.

Se você tem doença celíaca, é essencial ler atentamente os rótulos nas embalagens dos alimentos antes de comprá-los. Além disso, antes de comer qualquer coisa fora de casa, se informe sobre os ingredientes do que escolher.

Alimentos com glúten

Trigo e todos os seus derivados; centeio e derivados; cevada e derivados; sorvetes industrializados; embutidos; molhos para salada; aveia.

Emagrecimento

Não há dados que comprovem que uma pessoa que deixa de ingerir alimentos com glúten tenha perda considerável de peso, incluindo os pacientes celíacos.

Para quem quer perder peso ou simplesmente deseja ter uma reeducação alimentar, é importante, sempre, procurar orientação de um profissional. Um médico de sua confiança poderá solicitar exames de rotina para avaliar como anda a sua saúde e, em conjunto com um nutricionista, montar uma dieta equilibrada de acordo com as suas necessidades.

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