(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Existem muitos fatores responsáveis pelo aparecimento da sensação de dormência no rosto e formigamento.
No post de hoje, vamos mostrar quais são as principais causas do formigamento e da dormência no rosto para que você mantenha a atenção e, se necessário, procure o médico de imediato.
Neuralgia do trigêmeo
A face tem diversos nervos, incluindo o nervo trigêmeo, que é responsável pelo controle motor dos músculos da mastigação e a sensibilidade do rosto. O nome se deve ao fato de ele ser composto por três ramos: mandibular, oftalmológico e maxilar.
Quando ele é comprimido, empurrado ou sofre alguma lesão, podem ocorrer alguns sintomas como a dormência no rosto e o formigamento. Nesse caso, é necessário realizar uma avaliação neurológica para identificar o nervo afetado e seguir com o tratamento adequado.
Enxaqueca
A dor de cabeça é o principal sintoma da enxaqueca, mas em alguns casos ela pode causar alterações da sensibilidade em determinados locais do corpo, incluindo a face. Os indícios sensitivos podem ocorrer antes mesmo do surgimento da dor e se manifestarem com a visão de pontos brilhantes ou dormências.
Alterações na face
Algumas alterações na face como deformidades, inflamações, sinusites, infecções, nódulos e pólipos podem comprometer os tecidos da região, causando sintomas como o formigamento. Por esse motivo, o médico costuma realizar exames físicos para analisar se a causa está relacionada a um desses problemas.
Menopausa
O surgimento da menopausa provoca uma série de alterações físicas e emocionais nas mulheres. Secura vaginal, irritabilidade e problemas para dormir são alguns exemplos. O que poucas pessoas sabem é que, nessa fase, também pode haver formigamento e dormência no rosto, assim como em outras áreas do corpo.
As alterações hormonais são a causa do sintoma — principalmente o aumento do nível de estrogênio.
Problemas psicológicos
Problemas psicossomáticos também podem provocar sintomas físicos. Dessa forma, durante uma crise de ansiedade, crise de pânico ou mesmo de estresse pode surgir a sensação de formigamento no rosto, na língua e na cabeça. Quando se trata de algo passageiro, o sintoma é leve e passa quando a pessoa se acalma.
O sinal de alerta deve ser ligado nos casos em que a ansiedade, aliada ao estresse, por exemplo, torna-se frequente e prolonga-se no decorrer do tempo. Nessa situação, é necessário investigar as causas desses problemas emocionais.
Deficiências de vitaminas e minerais, problemas circulatórios, efeitos colaterais de medicamentos e alcoolismo também podem causar dormência no rosto. Existem outras doenças mais graves que podem causar a sensação de dormência no rosto, como a esclerose múltipla e o AVC. Se essa sensação durar mais de 30 minutos e vier acompanhada de outros sintomas, é recomendado procurar um médico.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988