(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Ainda que a expressão “morrendo de frio” seja bastante comum, a maioria de nós não faz ideia do que é realmente sentir frio a ponto de morrer. Mas por que temperaturas baixas são capazes de fazer com que o corpo humano simplesmente pare de funcionar?
A hipotermia é uma condição fatal que ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo de um nível seguro. Ela pode ser atingida rapidamente, por exemplo na imersão em água gelada ou no contato direto com neve e gelo, ou lentamente, quando da exposição do atleta a temperaturas ambientais frias, se agravando muito quando há vento, umidade ou chuva.
Normalmente, a temperatura média do corpo humano é de 37º c, e quando esse valor começa a diminuir todas as nossas funções corporais passam a ficar comprometidas. Com 32º c, por exemplo, a pessoa pode ter amnésia; com 27º c, já fica inconsciente e com menos de 21º c, já está sofrendo hipotermia rigorosa com risco de morte.
Nesses casos, os sinais de alerta são: ranger de dentes, sensação de fadiga, câimbras, evoluindo para dores e perda de sensibilidade nas extremidades do corpo (dedos, nariz e orelhas), confusão mental, alterações bruscas da pressão sanguínea, arritmia e respiração ofegante. Em casos graves de hipotermia pode acontecer a necrose muscular ou até mesmo a necrose óssea.
O que fazer
Bebês, idosos, pessoas em situação de rua são as principais vítimas.
Qualquer pessoa com sintomas de hipotermia precisa de assistência médica imediata. Até que a ajuda médica chegue, veja o que pode ser feito:
Mova a pessoa para um lugar quente e seco;
Remova roupas molhadas, cortando itens, se necessário;
Cubra todo o corpo e cabeça com cobertores, deixando apenas o rosto claro;
Coloque o indivíduo em um cobertor para isolá-los do chão;
Forneça contato pele a pele, se possível, removendo roupas e envolvendo você e o indivíduo no cobertor para transferir calor;
Forneça bebidas quentes, se o indivíduo estiver consciente, mas sem álcool ou cafeína.
O que não fazer
Não é recomendado aplicar diretamente calor, como água quente ou lâmpada de calor, pois podem provocar queimaduras. Além disso, caso a vítima esteja inconsciente ou não seja capaz de engolir, não é aconselhável dar bebidas, pois pode provocar engasgos e vômitos.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988