(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Os diuréticos são medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo.
Eles são utilizados para o tratamento de algumas doenças como hipertensão e insuficiência renal e cardíaca. Isso porque esses remédios intensificam o fluxo urinário, favorecendo a eliminação do sódio. Além disso, os diuréticos são indicados ainda para diminuir a retenção de líquido.
Os diuréticos
Existem diversos tipos de diuréticos, que agem em áreas diferentes dos rins, para assim facilitar a eliminação de sais específicos.
Um exemplo disso é o ácido úrico, que pode se acumular no organismo, podendo causar várias inflamações nas articulações, como a gota e a artrite. Outros que contam com ativos naturais são usados para combater a retenção de líquidos, consequentemente desinchando o corpo.
No entanto, apesar dos diuréticos serem remédios usados no tratamento de doenças, eles também apresentam efeito colateral. Um dos principais é a desidratação, por isso, quando está fazendo o uso de algum remédio diurético, é importante aumentar a ingestão de água. Até porque o corpo irá eliminar muito líquido e toxinas, e precisa ficar hidratado.
Mas além disso, o uso frequente de remédios diuréticos pode resultar na perda de potássio, ocasionando câimbras, perda do apetite, náuseas e vômitos. Sem contar a tontura e diminuição do volume sanguíneo. Sendo assim, antes de começar a usar um diurético, é importante consultar um médico.
Alimentos diuréticos
Além de remédios diuréticos, alguns alimentos também têm ação diurética e ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Algumas frutas e vegetais estimulam os rins a liberar sódio na urina, limpando o organismo de toxinas, além de melhorar o funcionamento do órgão. Confira a seguir alguns alimentos diuréticos:
Melancia
A fruta tem 92% de teor de água, altos níveis de potássio, e diversas propriedades diuréticas. Além disso, a melancia tem aminoácido citrulina, que alivia os vasos sanguíneos e evita a infiltração de líquidos no tecido, o que diminui a retenção de água.
Beterraba
Ela é rica em potássio, a beterraba é ótima para eliminar líquidos, além de ser um ótimo anti-inflamatório.
Pepino
Fonte de água e de potássio, o pepino tem baixo teor de sódio, o que inibe a produção de ácido nítrico, o que reduz consideravelmente o inchaço. Além disso, por ter enxofre e silício, o pepino ajuda no funcionamento dos rins, e na eliminação de ácido úrico.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988