(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Atualmente no Brasil cerca de 40 milhões de pessoas sofrem com apneia do sono ou ronco. Trata-se de uma situação bastante comum tanto em adultos quanto crianças e que pode ser um sinal de atenção para várias doenças perigosas.
A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é um distúrbio provocado pela obstrução dos canais respiratórios (especialmente na garganta) durante o sono, culminando numa diminuição drástica no fluxo de ar e chegando, às vezes, a obstruí-lo completamente (parada respiratória). As paradas respiratórias com duração maior de 10 segundos são consideradas patológicas. Os sintomas da apneia são:
– Ronco
– Respiração ofegante
– Sensação de sufocamento ao dormir
– Sono agitado
– Sonolência ao longo do dia
– Dificuldade de concentração
– Dor de cabeça matinal
Quando se fala em apneia é preciso estar atento às consequências que ela pode causar, como as doenças cardiovasculares, com mais chance de hipertensão arterial e de arritmia cardíaca. Os fatores de risco para o surgimento da apneia são:
– Excesso de peso
– Maxilar inferior encurtado, o que empurra a língua muito para trás, tapando a garganta
– Tabagismo
– Álcool em excesso
– Uso exagerado ou equivocado de sedativos
– Aumento das amígdalas e adenoides
– Dormir de barriga para cima
– Tumores
As consequências da apneia não param por aí. A pessoa também pode apresentar dificuldades de memória e no homem ocorrer disfunção sexual e perda da libido.
Ronco
A apneia pode atingir qualquer faixa etária de idade, porém com maior incidência em pessoas a partir de 40 anos, com maior frequência em homem. Porém, mulheres a partir de 50 anos, por causa da menopausa, podem desenvolver apneia.
Uma das formas de tratamento da apneia nos adultos é a utilização de um equipamento para dormir, o CPAP, que injeta ar na via aérea e elimina a apneia. Esta máscara é indicada para tratamento da apneia moderada e grave. Quando os sintomas são leves, há mais modalidades de tratamento, como higiene do sono, perda de peso e uso de aparelho intraoral num trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que pode executar o atendimento em home care. A recomendação é buscar um médico o quanto antes, para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.
Foto: Google Images
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988