(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A fisioterapia respiratória tem como objetivo o tratamento de problemas causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano. Dentre elas: asma, insuficiência respiratória, bronquite, tuberculose e outras. Ela deve ser sempre realizada pelo fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho.
Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.
A fisioterapia respiratória realizada em domicílio é indicada após o indivíduo ter alta do hospital, mas ainda encontra-se em fase de recuperação de transtornos respiratórios ou de eventos cardíacos, como um infarto. Esta pode ser realizada, também 1 ou 2 vezes por semana, sob a orientação do fisioterapeuta que trabalha com home care, mas o indivíduo deve ser estimulado a praticar os exercícios de cinesioterapia respiratória diariamente.
O tratamento consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios, e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração.
Esses exercícios voltados para o fortalecimento muscular, realizados com o acompanhamento de um fisioterapeuta, tem como principais benefícios:
Melhora da troca gasosa;
Maior expansão pulmonar;
Liberação de secreções do pulmão e vias aéreas;
Desobstrução e limpeza adequada de vias aéreas;
Diminui o tempo de internamento hospitalar;
Facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;
Combate a dificuldade para respirar.
Exercícios
Alguns exemplos de fisioterapia respiratória para aumentar a capacidade pulmonar em caso de dificuldade respiratória, por exemplo, são:
Permanecer deitado de lado numa superfície inclinada, onde as pernas e pés permanecem mais elevados que o tronco, o que ajuda a eliminar as secreções;
Sentado numa cadeira, segurar uma bola ou bastão à frente do corpo e ao inspirar elevar a bola acima da cabeça e ao expirar, voltar com a bola ao centro;
De pé, colocar as mãos à frente e inspirar profundamente pelo nariz enquanto abre os braços horizontalmente (como cristo redentor) e soprar o ar devagar pela boca ao trazer os braços novamente à frente do corpo.
Os exercícios devem ser realizados devagar, sem nenhuma pressa, e podem ser repetidos cerca de 5 a 10 vezes. No entanto, o fisioterapeuta poderá indicar pessoalmente quais são os exercícios mais indicados para cada situação.
Se você quer conhecer as vantagens do atendimento home care, solicite uma proposta de atendimento para nossa equipe.
Foto: Google Imagens
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988