Veja também

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

(Português do Brasil) A fritada de batatas é uma experiência gastronômica que você não pode perder!

Nódulos na tireóide: saiba quando procurar um médico

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente. Os médicos não sabem dizer exatamente por que esses nódulos aparecem. O que se sabe é que algumas condições predispõem ao surgimento deles, tais como a exposição à radiação na base do pescoço durante a infância.

A grande incidência de nódulos é diagnosticada na população adulta. E as mulheres são mais propensas a desenvolver nódulos na tireoide do que os homens. Cerca de 90% dos nódulos na tireoide são benignos e, por isso, não-cancerosos.

A maioria dos nódulos na tireoide não provoca sintomas. Os nódulos maiores podem pressionar outras áreas do pescoço, resultando em incômodo como:

Sensação de caroços no pescoço

Rouquidão ou mudança de voz

Dor no pescoço

Problemas para respirar

Problemas para engolir

Como tratar

Em pacientes com alterações hormonais, seja hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o tratamento medicamentoso é necessário.

Quando há nódulos, que podem ou não afetar a função tireoideana, sejam malignos ou benignos, é imprescindível investigarmos qual é a gravidade. Para tanto, as punções aspirativas por agulha fina (PAAF) ou por agulha mais calibrosa (core biopsy), ambas guiadas por ultrassonografia e muito pouco invasivas, servem como elementos diagnósticos importantes.

Uma vez diagnosticada malignidade em um dado nódulo, independentemente de suas dimensões, é necessária uma cirurgia de retirada da glândula e o atendimento home care pode ser fundamental na recuperação do paciente. Em caso de nódulos benignos, não há necessidade de intervenção cirúrgica caso não exista sintomas.

Se você acha que tem um nódulo na tireoide consulte seu médico, que poderá encaminhá-lo a um endocrinologista (especialista em doenças relacionadas aos hormônios) para o diagnóstico e tratamento.

Para saber mais informações sobre o atendimento médico domiciliar no tratamento, entre em contato com nossa equipe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo