Veja também

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

(Português do Brasil) Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

(Português do Brasil) A fritada de batatas é uma experiência gastronômica que você não pode perder!

Pode beijar um recém-nascido? Saiba os riscos!

A chegada de um bebê muda a rotina de uma família e exige uma série de cuidados, tanto daqueles que os cercam quanto das visitas. Até os dois meses de idade, principalmente, é recomendável que alguns hábitos como beijar o bebê, sejam reconsiderados.

Este comportamento deve ser evitado pois a fragilidade do organismo dos bebês recém-nascidos facilita o contágio por vírus, fungos e bactérias que podem estar presentes na saliva de crianças mais velhas e adultos. Em casos mais raros, podem provocar quadros graves e levar à morte.

Para prevenir doenças, é necessário impedir a aproximação de pessoas com sintomas de herpes, gripes e resfriados e evitar que salivas alheias cheguem à boca do bebê. Muitos pais e familiares desconhecem essas informações. Por isso é tão importante contar com a ajuda de um profissional home care nos cuidados com o bebê desde o seu nascimento.

A própria mãe, muitas vezes, pode expor seu bebê aos riscos de uma contaminação. As principais consequências de um beijo em um recém-nascido são alergias no rosto, gripe e herpes, sendo essa última a doença mais perigosa. Também não é recomendável que as mãos do bebê sejam beijadas, uma vez que ele as leva na boca, e pode ser o caminho para as doenças.

Não é terminantemente proibido beijar um bebê, mas é importante estar ciente de sua fragilidade e tomar cuidado com as pessoas com quem ele tem contato. Conheça outros hábitos que também são prejudiciais para os bebês:

Pegar o bebê com mãos sujas

Lavar as mãos ou usar álcool gel antes de ter contato com a criança é fundamental para evitar complicações, uma vez que as mãos facilmente são uma fonte de transmissão de bactérias, vírus e fungos.

Soprar a papinha

Após o aleitamento materno exclusivo do recém-nascido inicia-se o período de introdução alimentar com papinhas. Nesse momento, é comum que pais e mães soprem a papinha na intenção de evitar que o bebê se queime. Apesar da boa intenção, isso não é o recomendado, principalmente se o responsável apresenta um quadro infeccioso. O ideal é esperar o alimento esfriar naturalmente.        

Mesmo que o beijo ofereça riscos ao recém-nascido é possível enchê-lo de carinhos e mimos! Se você tem um bebê na família e tem interesse em contar com atendimento home care no suporte aos primeiros cuidados, solicite uma proposta para nossa equipe especializada.


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo