Veja também

Chuva à vista? dicas para você e sua família

Quando o temporal se aproxima, é importante tomar cuidados para proteger não só sua casa, mas também você e seus familiares.

Cuidados com a saúde bucal na gravidez: protegendo mãe e bebê

Durante a gravidez, cuidar da saúde bucal é fundamental, pois as mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas, tornando-as mais vulneráveis a inflamações e doenças.

Alimentação para pessoas com Diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem, atualmente, mais de 14 milhões de pessoas vivendo com diabetes. Muitas dessas pessoas estão sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, que leva a diversas complicações, comprometendo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade. 

A chave do tratamento é o planejamento alimentar com objetivo de controlar o peso, os níveis de glicose e colesterol sanguíneos. Mas isso não é sinônimo de privação alimentar. Em geral, a alimentação dos diabéticos deve ser tão equilibrada, variada e completa como a alimentação de qualquer indivíduo saudável.

Vantagens de uma alimentação equilibrada

Manter um peso adequado

Normalizar as glicemias (açúcar no sangue)

Ajudar a controlar doenças (tensão arterial, níveis de colesterol)

Diminuir o risco de complicações associadas à diabetes (por ex.: doença cardíaca e infarto)

As necessidades alimentares de cada indivíduo são variáveis em função da idade, sexo, da altura, do metabolismo basal e do nível de atividade física. Podem também ser influenciadas por situações especiais de doenças (obesidade, doença renal), gravidez ou aleitamento.

Toda a pessoa com diabetes deve ter, sempre que possível, um plano alimentar personalizado, equilibrado, adaptado ao seu estilo de vida e à terapêutica farmacológica. O objetivo nutricional será evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia, atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular, contribuir para níveis de pressão arterial normais e ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular.

Alimentação Saudável

Nunca dispense o café da manhã
É a primeira refeição do dia, evita a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual ao longo do dia. Para que seja completo, equilibrado e saudável, inclua leite ou seus derivados, pão escuro ou de mistura ou cereais e ainda, se possível, uma peça de fruta fresca!

Faça refeições ligeiras de 3 em 3 horas
Para manter um bom controlo glicémico. Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer!

Não pule refeições
Faça pequenas merendas entre as três refeições principais e uma pequena ceia antes de dormir.

Comece as refeições principais por uma sopa rica em hortaliças e legumes.
É de fácil digestão, sacia e é importante para o bom funcionamento intestinal!

Consuma legumes e hortaliças em grandes quantidades
São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Faça destes alimentos um acompanhamento fundamental do seu prato.

Modere a ingestão de carne e peixe e consuma de preferência carnes magras
Um diabético tem maior risco de desenvolver insuficiência renal, por isso não ingira proteínas em excesso!

Prefira o azeite em detrimento de outras gorduras
Tanto para cozinhar, como para temperar em cru.

Diminua o consumo de sal e modere o consumo de produtos salgados.
Reduza a quantidade de sal que usa para a confecção dos alimentos, usando ervas aromáticas e especiarias para que os seus pratos fiquem mais saborosos. O sal em excesso pode causar tensão arterial elevada!

Refrigerantes, bolos, pastéis, gelados, chocolates, mel, compotas e outros doces
São exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim reservada para consumos ocasionais e de festa!

Beba cerca de 1,5L de água por dia
Ajuda o bom funcionamento dos rins e do intestino. Infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água.

Home Care

Com o auxílio de um serviço home care, o tratamento da diabete segue de forma mais tranquila. O controle da alimentação, regulando a quantidade de carboidratos o paciente consome durante o dia, ajuda a amenizar a doença e pode ser feito com o apoio de uma nutricionista. Já a equipe médica pode ajustar as dosagens de insulina periodicamente, conforme a necessidade. E um psicólogo, ou terapeuta ocupacional, também pode auxiliar os pacientes e seus familiares no convívio com a doença. São só benefícios para quem conta com a vantagem do atendimento domiciliar.

Diabetes

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que afeta a forma como o organismo metaboliza a glicose, açúcar e amido, principal fonte de energia do corpo, mas também acomete o metabolismo de gordura e proteínas. É caracterizada pelo aumento da glicose na circulação sanguínea, conhecido como “Hiperglicemia”. Esse aumento ocorre porque a insulina, hormônio responsável pela absorção da glicose pelas células, deixa de ser produzida pelo pâncreas em quantidades suficientes ou ainda o organismo desenvolve uma resistência aos efeitos da insulina, prejudicando a manutenção do nível de glicose normal do organismo. A DM, como qualquer doença crônica, necessita de tratamento e acompanhamento clínico e nutricional.

Se você quer conhecer as vantagens do atendimento home care, solicite uma proposta de atendimento para nossa equipe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo