Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Neuropsicologia: o benefício do profissional no home care

O papel do neuropsicólogo tem se mostrado fundamental no auxílio do trabalho de diversos profissionais de saúde, uma vez que a avaliação neuropsicológica e o processo de reabilitação propiciam um leque de informações para diferentes contextos. A neuropsicologia é a área específica da psicologia com objetivo peculiar de investigar o papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

De acordo com a neuropsicóloga Camila Morassi, da equipe multidisciplinar da Conceito Care, o teste neuropsicológico tem a função de mapear déficits, recursos e estratégias que o paciente está utilizando ou pode desenvolver. A avaliação neuropsicológica é indicada para situações onde existe um prejuízo ou mudança no funcionamento cognitivo, afetivo-emocional e social associados a eventos que atingiram primária ou secundariamente o cérebro.

“Como a avaliação neuropsicológica estabelece as relações entre o funcionamento cerebral, funções cognitivas e comportamento, os testes neuropsicológicos atuam não somente no diagnóstico, como também no tratamento das consequências dessas disfunções”, destaca a especialista.

A duração da avaliação neuropsicológica varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Em geral são necessárias de quatro a cinco sessões de avaliação com duração média de 1h30. Após a finalização dos testes, haverá uma entrevista final para a entrega do laudo e discussão dos resultados e orientação de tratamento.

Como a reabilitação neuropsicológica é um procedimento terapêutico, tem como objetivo capacitar pacientes e seus familiares para alcançar o melhor desempenho possível nos âmbitos pessoal, profissional e social com os recursos terapêuticos adequados à sua necessidade. Por isso, pode e deve ser realizada em ambiente domiciliar.

A avaliação neuropsicológica domiciliar, segundo Camila, se aplica à crianças, adultos e idosos com diversos diagnósticos como epilepsia, depressão, demência, doença de Parkinson, esquizofrenia, alterações de conduta, transtornos do desenvolvimento, déficit cognitivo pós-lesões cerebrais decorrentes de traumatismos, déficit cognitivo pós-acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças neurodegenerativas. Em todas essas situações, a avaliação neuropsicológica e a reabilitação são as terapias indicadas.

O atendimento domiciliar propicia um aprofundamento diagnóstico e identificar quais são as dificuldades e como elas se apresentam. “Em ambiente domiciliar nós conseguimos orientar o paciente e a família sobre a evolução e o impacto do quadro avaliado na funcionalidade do paciente e ter possibilidades de intervenção”, finaliza Camila.

Para saber mais informações sobre as vantagens do home care, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta de atendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo